DEFICIÊNCIA VISUAL

olhares e possibilidades

Autores

  • Felipe Leão Mianes ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.8215

Palavras-chave:

Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva

Resumo

O artigo analisa concepções clínicas e culturais de representação das pessoas com deficiência visual. Foi baseado em análise bibliográfica de obras autobiográficas de pessoas cegas, como Hingson (2010) e Bavcar (2003), bem como de análises teóricas de autores como Vygotsky (1991), Martins (2013). Analiso possibilidades de pensar sobre a deficiência visual através de parâmetros culturais, para além da limitação corporal. Nos resultados, notei que as concepções clínicas tendem a limitar esse grupo, já as concepções culturais podem ampliar as percepções sobre essas pessoas como formas diferentes de ver o mundo, indo muito além da deficiência. Outro resultado é o processo de representação da deficiência visual por aqueles que vivenciam essa condição, através da publicação de materiais autobiográficos que possibilitam formas diversificadas de perceber os pontos de vista desses sujeitos.                                                                                 

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Biografia do Autor

Felipe Leão Mianes, ULBRA

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Tem experiência na área de Teorias da História e História Cultural. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação. Doutor em Educação pela UFRGS, orientado pela Profa Dra Lodenir Becker Karnopp. Doutorado Sanduíche na Universitat Autonoma de Barcelona. Pós-Doutorado em Educação pela ULBRA. Realiza pesquisas com ênfase nos campos de Estudos Culturais, Didática, Acessibilidade , narrativas de pessoas cegas ou com baixa visão, Audiodescrição e Estudos sobre Deficiência.

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Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Mianes, F. L. (2021). DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidades. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.8215 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

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