METASSÍNTESE DE SEQUÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18289

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Sequência, Metassíntese qualitativa, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo visa compreender como as dissertações abordam sequências interdisciplinares nos
anos finais do Ensino Fundamental, utilizando a Metassíntese Qualitativa para mapear e interpretar
produções acadêmicas. A interdisciplinaridade pode ser utilizada como uma abordagem importante para
enfrentar os desafios educacionais do século XXI, promovendo a integração de conhecimentos de
diferentes disciplinas. Foram analisadas cinco dissertações do Catálogo de Teses e Dissertações da
CAPES, abrangendo o período de 2018 a 2024. Os resultados destacam a importância da
interdisciplinaridade para a promoção da aprendizagem, mas também evidenciam desafios na formação
docente e na prática dessas sequências. Além disso, foi identificado uma lacuna na articulação entre as
disciplinas de Ciências e Matemática, apontando para a necessidade de mais investigações e iniciativas
pedagógicas que favoreçam essa integração no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Douglas Alves Pimentel, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Centro de Formação de Professores (UFRB-CFP). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e Ciências (GPEMEC) e da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Ex Representante discente do curso de Lic. em Matemática da UFRB, Ex Secretário do Diretório Acadêmico de Matemática (DAMAT-UFRB). Participou dos seguintes Programas sendo Bolsista na Graduação: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica (RP) e Partiu Estágio. Áreas de interesse: Educação em Matemática, Educação Estatística, Interdisciplinaridade e Equidade.

http://lattes.cnpq.br/6007102831536231  

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991),mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pelaPontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos de ensino em matemática, processos de aprendizagem, educação estatística e equidade. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UESC e professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UESC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) e Coordenadora Geral da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Desenvolve pesquisas em escolas públicas com foco no Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática e na produção de sequências de ensino interdisciplinares com abordagem na equidade para a aprendizagem. Desde 2020 atua como orientadora do Programa de Residência Pedagógica subprojeto da Matemática da UESC.

http://lattes.cnpq.br/7240586669577145  

Alexandre da Silva Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduado do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UESC). Durante a graduação, fui aluno bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Fui pesquisador-bolsista da primeira turma do Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação do Centro Lemann. Sou membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e Ciências (GPEMEC) e da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE).

http://lattes.cnpq.br/2356721216952616  

 

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Alves Pimentel, D., Ribeiro dos Santos Santana, E., & da Silva Souza, A. (2025). METASSÍNTESE DE SEQUÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 735–753. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18289

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