METASSÍNTESE DE SEQUÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18289Mots-clés :
Interdisciplinaridade, Sequência, Metassíntese qualitativa, Ensino FundamentalRésumé
Este estudo visa compreender como as dissertações abordam sequências interdisciplinares nos
anos finais do Ensino Fundamental, utilizando a Metassíntese Qualitativa para mapear e interpretar
produções acadêmicas. A interdisciplinaridade pode ser utilizada como uma abordagem importante para
enfrentar os desafios educacionais do século XXI, promovendo a integração de conhecimentos de
diferentes disciplinas. Foram analisadas cinco dissertações do Catálogo de Teses e Dissertações da
CAPES, abrangendo o período de 2018 a 2024. Os resultados destacam a importância da
interdisciplinaridade para a promoção da aprendizagem, mas também evidenciam desafios na formação
docente e na prática dessas sequências. Além disso, foi identificado uma lacuna na articulação entre as
disciplinas de Ciências e Matemática, apontando para a necessidade de mais investigações e iniciativas
pedagógicas que favoreçam essa integração no ambiente escolar.
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