A MULHER NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
um campo de pesquisa a ser explorado
DOI :
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18983Mots-clés :
Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica, Patriarcado, Reprodução social, Barreiras à carreira acadêmica femininaRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, que se
dedicou a analisar a participação das mulheres na educação profissional, com ênfase nas barreiras enfrentadas
por elas ao conciliar as demandas da reprodução social e as exigências do mercado de trabalho. O estudo
concentrou-se na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), um espaço predominantemente masculino que
amplifica obstáculos frequentemente associados ao ‘teto de vidro’ e às ‘paredes de fogo’ no contexto
acadêmico. A literatura especializada e as pesquisas analisadas evidenciam que, sob o patriarcado, as
mulheres são frequentemente relegadas a tarefas específicas vinculadas ao cuidado e à reprodução social.
Dessa forma, a inserção feminina no âmbito acadêmico e profissional ocorre sob condições marcadas por
violência e sacrifício. Esta pesquisa, a partir dos descritores ‘mulheres, trabalho doméstico, gestão e educação
profissional’, analisou nove teses e dissertações, estabelecendo um diálogo entre as pesquisas examinadas e
a literatura especializada sobre o patriarcado e a presença das mulheres na educação. Nesse contexto, foram
identificadas quatro categorias que emergiram dos estudos: o espaço público como ambiente masculino; o
determinismo biológico do papel social da mulher; a maternidade como barreira para as carreiras acadêmicas;
e, por fim, a contextualização da EPT nesse cenário.
Téléchargements
Références
ARRUZZA, Cinzia. BHATTACHARYA, Tithi. FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%. Um Manifesto. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
BARTHAZAR, Michelle Felippe. Trajetórias de professoras do ensino fundamental: carreira e família. 2017. 1 recurso online (99 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632875. Acesso em: 5 ago. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais. Diário Oficial da União, 2008.
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento: contribuições do feminismo negro. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Interseccionalidades: pioneiras do feminismo brasileiro. Rio de Janeiro, Bazar do Tempo, 2019.
CISNE, Mirla. Feminismo e consciência de classe no Brasil. São Paulo: Cortez, 2015.
D’ÁVILA, Manuela. Sempre foi sobre nós: o feminismo na perspectiva de uma jovem latino-americana. Porto Alegre: Libretos, 2019.
FABBRO, Marcia Regina Cangiani. Mulher e trabalho: problematizando o trabalho acadêmico e a maternidade. 2006. 363p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
FRASER, Nancy. Crise do cuidado? Sobre as contradições socioreprodutivas do capitalismo contemporâneo. In: Bhattacharya, Tithi. (org.) Teoria da reprodução social. São Paulo: Elefante, 2023.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Interseccionalidades: pioneiras do feminismo brasileiro. Rio de Janeiro, Bazar do Tempo, 2019.
MARTINS-SUAREZ, Fernanda Chiozzini. Assimetria de gênero na academia: a carreira profissional e a vida doméstica de docentes e pesquisadores das Ciências Exatas. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
MOROSINI, Costa Marília; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.
MOSCHKOVICH, Marília Bárbara Fernandes Garcia. Teto de vidro ou paredes de fogo?: Um estudo sobre gênero na carreira acadêmica e o caso da UNICAMP. 2013. 159 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620070. Acesso em: 5 ago. 2022.
NUSSBAUM, Martha Craven. Las mujeres y el desarrollo humano. Barcelona: Herder, 2012.
OLIVEIRA, Kathlen Luana. Corpo como palco político: tramas e entraves nas lutas pelos direitos das mulheres no Brasil. In: MACHADO, Rita de Cassia.; CASTRO, Amanda Motta. (Orgs) Estudos Feministas: mulheres e educação popular. Curitiba: CRV, 2016.
OTTE, Janete. Trajetória de mulheres na gestão de instituições públicas profissionalizantes: um olhar sobre os Centros Federais de Educação Tecnológica. 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
PORTO, Eliane Quincozes. Trajetos formativos e significações imaginárias: as narrativas de professoras da EBTT. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica). UFSM, 2018.
ROMANOWSKI, J. Paulin; ENS, R. Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
SAADAWI, Nawal el. A face oculta de Eva: as mulheres do mundo Árabe. São Paulo: Global. 2002.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. 2ª edição, São Paulo: Expressão popular: Fundação Perseu Abramo, 2015.
SAFFIOTI, Helleieth I. O Poder do Macho. São Paulo: Editora Moderna, 1987.
SILVA, Lucimeiry Batista da. Carreiras de professoras das Ciências Exatas e Engenharia: estudo em uma IFES do Nordeste brasileiro. 2017. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
TIBURI, Marcia. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. 4ª ed. - Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
TRINDADE, Fernanda de Magalhães. As significações do III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e do Programa Mulheres Mil: educação profissional para mulheres pobres / Fernanda de Magalhães Trindade. – Ijuí, 2017. 259 f.: il.; 30 cm. Tese (doutorado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências.
VASCONCELLOS, Renata Nasinhaka Tex de. Existência e Permanência: um Estudo das Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Mestrado Educação Profissional e Tecnológica) UFSM, 2021.
VERGÈS, Françoise. Um Feminismo Decolonial. São Paulo: Ubu, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Momento - Diálogos em Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.