Masculinidades negras nas escolas:
entre a disputa e a segregação
DOI :
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18488Mots-clés :
Masculinidades negras, Cotidiano escolar, Adolescentes negrosRésumé
O objetivo central desta pesquisa é investigar em que medida adolescentes negros moradores
de uma periferia urbana coconstroem suas masculinidades e como, ao mesmo tempo em que são
segregados pelo sistema escolar, estão em constante disputa em busca de autoafirmação, a partir de um
modelo de homem negro legitimado e reconhecido socialmente. Para tanto, foi realizado um estudo
qualitativo para conhecer a história de vida e a trajetória escolar de três jovens negros estudantes de uma
escola pública de Duque de Caxias, na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Para gerar os
dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação do cotidiano escolar. A partir das
conversas e da análise das falas dos alunos, concluiu-se que há dois climas distintos no processo de
construção das masculinidades negras na escola: o primeiro foi o sentimento de que há uma disputa
entre as múltiplas possibilidades de masculinidades. O outro sentimento perceptível foi o de segregação.
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