Caminhos da organização temporal da alfabetização: da institucionalização escolar ao PNAIC

Autores

  • Marineiva Moro Campos de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus de Francisco Beltrão
  • Benedita de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Políticas de alfabetização. Reforma educativa. PNAIC. Ciclo de alfabetização

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre elementos de permanência de políticas de alfabetização que permitem estabelecer relações entre o processo de institucionalização da educação, pela Reforma Dória de 1920, e a perspectiva de alfabetização em ciclos, presente no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Analisam-se documentos que tratam do processo de, progressivamente, tornar a educação uma prática institucional escolar e as especificidades desse fator na alfabetização; documentos orientadores do PNAIC; e dados de entrevistas realizadas com vinte alfabetizadoras participantes do PNAIC, no município de Xaxim/SC. A análise possibilitou identificar fatores da alfabetização em ciclos e aponta que, mesmo, parecendo inovadora, a proposta de alfabetização do PNAIC repete parâmetros da institucionalização e da reforma Dória que centraram seu foco na reestruturação do tempo destinado à alfabetização.

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Biografia do Autor

Marineiva Moro Campos de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus de Francisco Beltrão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

Benedita de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Educação Centro de Ciências Humanas

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Campos de Oliveira, M. M., & Almeida, B. de. (2016). Caminhos da organização temporal da alfabetização: da institucionalização escolar ao PNAIC. Momento - Diálogos Em Educação, 24(1), 119–138. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5047

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