<b>Alfabetização científica: a evolução ao longo da formação de licenciandos ingressantes, concluintes e de professores de Química</b>

Autores/as

  • Andrea Norema Bianchi de Camargo
  • Fabiana Dias Pilar
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
  • Mirian Fantinel
  • Maurivan Güntzel Ramos

Palabras clave:

Formação de professores, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica.

Resumen

O trabalho apresenta um estudo sobre os resultados da avaliação do nível de Alfabetização Científica de cinquenta e oito alunos do curso de licenciatura em Química de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, bem como de oito professores formados nessa Instituição há mais de cinco anos. O instrumento utilizado para realizar essa avaliação foi o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), criado e validado por Laugksch e Spargo (1996). A análise dos dados contribui para uma reflexão acerca de que a Alfabetização Científica ainda está ocorrendo ao longo da formação inicial e continuada de professores de Química.

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Biografía del autor/a

Maurivan Güntzel Ramos

Licenciado em Química Doutor em Educação Professor titular da Faculdade de Química da PUCRS Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação emCiências e Matemática

Publicado

2012-05-25

Cómo citar

Camargo, A. N. B. de, Pilar, F. D., Ribeiro, M. E. M., Mirian Fantinel, & Ramos, M. G. (2012). <b>Alfabetização científica: a evolução ao longo da formação de licenciandos ingressantes, concluintes e de professores de Química</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(2), 19–29. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2425

Número

Sección

Dossiê temático