ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9322

Palavras-chave:

Sonho, Educação, Tradução,

Resumo

À maneira de ensaio, este artigo pensa, poeticamente, a tarefa tradutória do Professor no preparo de Aula e, talqualmente um sonho, encerra-se inconcluso. Convoca esse tradutor e artista da matéria na educação a dançar o pensamento com um corpo butô pronto à escrita na (i)lógica do sonho e nas dimensões da poesia, via aportes da Filosofia da Diferença e Educação. Nesse empirismo, desdobra de seu próprio fazer e do Arquivo da Educação, conceitos fugidios de Aulas-sonho e Sonhografias. Entende que a educação se faz com o corpo todo, suporte receptivo às potências transcriativas do Arquivo. Ensaia repetindo-se para conceitualizar essas formas de pensar aulas em um plano de imanência avesso à imagem dogmática do pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGEDU

Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Filosofias da Diferença-Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil.

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGEDU

Sandra Mara Corazza, Doutora em Educação, Professora Titular Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil. Pesquisadora de Produtividade do CNPq 1B.

Referências

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. Trad. José Américo Motta Pessanha et alli. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. 202 p.

BARCELOS, Nilmar. Filme, feitiço: sobre humanos e não-humanos em Jaguar. Devires, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 154-173, jan/jun. 2017.

BOGÉA, Inês. Apresentação. In: LUISI, Emídio; BÓGEA, Inês. Kazuo Ohno. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. [144 p] p. 27-43.

BORGES, Jorge Luis. Prólogo. In: BORGES, Jorge Luis. Sobre a filosofia e outros diálogos. Trad. John Lionel O’Kuinghttons Rodrigues. São Paulo: Hedra, 2009. p. 27.

BORGES, Jorge Luis; FERRARI, Osvaldo. A inteligência poética. In: BORGES, Jorge Luis. Sobre a filosofia e outros diálogos. Trad. John Lionel O’Kuinghttons Rodrigues. São Paulo: Hedra, 2009. p. 210-216.

CASTORIADIS, Cornelius. Notas sobre alguns meios da poesia. In: CASTORIADIS, Cornelius. Figuras do Pensável. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 46-83.

CIORAN, Emil. M. Genealogia do Fanatismo. In: CIORAN, Emil. Breviário de Decomposição. Trad. José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco. 2 ed., 1995. p. 11- 100.

COSTA, Walter Carlos. Introdução. In: BORGES, Jorge Luis. Sobre a filosofia e outros diálogos. Trad. John Lionel O’Kuinghttons Rodrigues. São Paulo: Hedra, 2009. p. 9-26.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. 288 p.

FILHO, Antunes. Depoimento. In: LUISI, Emídio; BÓGEA, Inês. Kazuo Ohno. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. p. 103-107.

FOUCAULT, Michel. 1954 – Introdução (Binswanger). In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, volume I — Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Trad. Vera Lucia Abellar Ribeiro.2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002 b. xxxix. p. 71-132.

HEUSER, Ester Maria Dreher; GUERREZI, Evânio Márlon. Uma Aula-sonho com Gilles Deleuze: produzir simulacros para combater a lobotomia do ensino. In: HEUSER, Ester Maria Dreher; AQUINO, Julio Groppa; AUTOR. Aula com ... em vias de uma didática da invenção. Cascavel/PR: EDUNIOESTE, 2018. p. 135-153.

OLEGÁRIO, Fabiane; AUTOR. Escrileituras do arquivo e a invenção de procedimentos didáticos tradutórios. Revista Linhas. Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 242-258, set./dez. 2018.

Downloads

Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Reis, M. dos, & Corazza, S. M. (2021). ENSAIO DE PENSAR AULAS-SONHO PARA NÃO-FILÓSOFOS. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9322 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.