Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8800

Palavras-chave:

Experiência, Educação Infantil, Relações de Gênero

Resumo

Os estudos articulados sobre as infâncias e relações de gênero que se desenvolveram numa perspectiva histórica sociocultural e existencial questionaram o determinismo biológico, ou qualquer outra espécie de determinismo. Nesta rota vimos que as crianças são compreendidas como sujeitos que se agenciam em situações específicas, embora, existam regras prescritas estruturalmente que se materializam nas relações de classe, raça, gênero, religiosidade, regionalidades, nacionalidades. Tendo como marco tais estudos esculpiremos (através do olhar, ouvir, falar, ludicizar e escrever) quatro cenas desenroladas no Centro Municipal de Educação Infantil na cidade do Salvador, onde as crianças (3 a 5 anos) nos ajudam a construir reflexões sobre as famosas dicotomias de gênero, suas ambiguidades e seus desdobramentos sem os embaraços e mal-estar promovido pelos preconceitos existentes no mundo adultocêntrico.

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Biografia do Autor

Amanaiara Conceição de Santana Miranda, SMED - Secretaria Municipal de Educação

Professora, Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, Doutora em Difusão do Conhecimento ambos pela UFBA

Suely Aldir Messeder, Universidade do Estado da Bahia

Antropóloga, Doutora em Cuestions de Filosofia pela Universidad de Santiago de Compostela, Espanha.

Referências

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Publicado

2019-10-12

Como Citar

Miranda, A. C. de S., & Messeder, S. A. (2019). Aprendizagem/desaprendizagem de gênero das crianças da educação infantil. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 239–253. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.8800

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