Cinema Brasileiro, Cultura e formação: Um encontro na sala universitária de cinema

Autores

  • Cíntia Langie Universidade Federal de Pelotas
  • Carla Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6839

Palavras-chave:

Cinema brasileiro e educação, Sala universitária de cinema, Filosofias da diferença

Resumo

Neste artigo, busco investigar relações entre o cinema brasileiro independente e a educação na atualidade. O objetivo é pensar em possibilidades para uma formação singular, aqui materializada na ideia de experiência estética, a partir de sessões alternativas de filmes nacionais. Para isso, invoco o conceito de cultura como encontro (DELEUZE, 1997), considerando a produção de sentido a partir da fruição de obras cinematográficas. Pensando em circuitos paralelos, que oferecem repertório fílmico diversificado e permitem encontros mais potentes, invisto em uma breve análise de salas universitárias de cinema. Daí advém matéria para uma experiência singular com a personagem Clara do filme brasileiro Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016), e os desdobramentos provocados por esse encontro.

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Biografia do Autor

Cíntia Langie, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação UFPel

Carla Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação UFPel

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Langie, C., & Rodrigues, C. G. (2017). Cinema Brasileiro, Cultura e formação: Um encontro na sala universitária de cinema. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 164–182. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6839

Edição

Seção

Dossiê temático