Entre o compromisso profissional e o envolvimento emocional na gestão escolar revelados pela Teoria das Representações Sociais
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6165Palavras-chave:
Gestão escolar, Representações Sociais, Discurso do Sujeito ColetivoResumo
O objetivo principal deste trabalho é revelar o processo identitário de gestores escolares acerca do termo indutor ‘SER DIRETOR DE ESCOLA’ e suas expectativas quanto à função que exercem. O aporte teórico baseia-se na Teoria das Representações Sociais. Nossos dados demonstraram uma centralidade na representação identitária de gestores de escolas de alto IDEB empenhada no compromisso com a sociabilidade e, para os gestores, de escolas de baixo IDEB a importância da competência emocional na realização da função. Em relação às expectativas, para os gestores que atuam em escolas de alto IDEB o discurso do sujeito coletivo direciona para uma prática de interação com a comunidade do entorno. Enquanto que, para os gestores de escolas de baixo IDEB, o discurso do sujeito coletivo informa uma preocupação com a aprendizagem.Downloads
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