Entre o compromisso profissional e o envolvimento emocional na gestão escolar revelados pela Teoria das Representações Sociais

Autores

  • Luciano Luz Gonzaga Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências - PEGeD, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis http://orcid.org/0000-0002-5942-5789
  • Denise Rocha Corrêa Lannes Universidade Federal do Rio de Janeiro Professora associada do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis - área de Educação, Gestão e Difusão em Biociências.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6165

Palavras-chave:

Gestão escolar, Representações Sociais, Discurso do Sujeito Coletivo

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é revelar o processo identitário de gestores escolares acerca do termo indutor ‘SER DIRETOR DE ESCOLA’ e suas expectativas quanto à função que exercem. O aporte teórico baseia-se na Teoria das Representações Sociais. Nossos dados demonstraram uma centralidade na representação identitária de gestores de escolas de alto IDEB empenhada no compromisso com a sociabilidade e, para os gestores, de escolas de baixo IDEB a importância da competência emocional na realização da função. Em relação às expectativas, para os gestores que atuam em escolas de alto IDEB o discurso do sujeito coletivo direciona para uma prática de interação com a comunidade do entorno. Enquanto que, para os gestores de escolas de baixo IDEB, o discurso do sujeito coletivo informa uma preocupação com a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Luciano Luz Gonzaga, Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências - PEGeD, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis

Doutorando em Educação, Gestão e Difusão em Biociências. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis.

Denise Rocha Corrêa Lannes, Universidade Federal do Rio de Janeiro Professora associada do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis - área de Educação, Gestão e Difusão em Biociências.

Doutora em Ciências. professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Instituto de Bioquímica Leopoldo de Meis. Coordeandora do Programa de Pós-graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências - PEGeD e pesquisadora chefe do Laboratório "Em Formação: pesquisa em Arte, Ciência e Educação" Ilha do Fundão - Cidade Universitária Centro de Ciências da Saúde (CCS) Bloco N - 208, sala 9 Rio de Janeiro - RJ CEP: 21941-590

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Publicado

2017-07-15

Como Citar

Gonzaga, L. L., & Lannes, D. R. C. (2017). Entre o compromisso profissional e o envolvimento emocional na gestão escolar revelados pela Teoria das Representações Sociais. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 177–190. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6165

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