A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente

Patrícia Daniela Maciel, Maria Manuela Alves Garcia

Resumo


O objetivo do artigo é evidenciar a discussão da homossexualidade
nos estudos sobre a identidade docente, na área da Educação. Para
a análise foram utilizadas 04 teses de doutorado e 21 dissertações de
mestrado, defendidas entre os anos de 1987 e 2010, disponibilizadas
no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES). Como resultado observa-se a (quase)
ausência das pesquisas sobre a sexualidade d(o)as professore(a)s
com identidades não heteronormativas, o que permite assinalar a
necessidade de aprofundamento teórico sobre a homossexualidade,
principalmente feminina, nos estudos em educação e gênero.

Palavras-chave


Educação; Gênero; Homossexualidade; Identidade docente; Campo científico

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MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

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