A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente

Autores

  • Patrícia Daniela Maciel Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Maria Manuela Alves Garcia Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Homossexualidade, Identidade docente, Campo científico

Resumo

O objetivo do artigo é evidenciar a discussão da homossexualidade nos estudos sobre a identidade docente, na área da Educação. Para a análise foram utilizadas 04 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado, defendidas entre os anos de 1987 e 2010, disponibilizadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado observa-se a (quase) ausência das pesquisas sobre a sexualidade d(o)as professore(a)s com identidades não heteronormativas, o que permite assinalar a necessidade de aprofundamento teórico sobre a homossexualidade, principalmente feminina, nos estudos em educação e gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Daniela Maciel, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora do GEDEB: Grupo de Estudos sobre Docência e Educação Básica: Currículo, Políticas e Profissionalização Docente, na linha Processos Sociais, Culturais e Político-Pedagógicos no Trabalho e na Identidade dos Docente da Educação Básica.

Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professora do Departamento de Ensino na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Professora e pesquisadora do Programa de Pós- Graduação em Educação da mesma instituição. Desenvolve estudos e pesquisas no campo do Currículo, do Trabalho Docente e da Formação de Professores. Organizadora e Pesquisadora do GEDEB: Grupo de Estudos sobre Docência e Educação Básica: Currículo, Políticas e Profissionalização Docente, UFPel.

Downloads

Publicado

2015-03-20

Como Citar

Maciel, P. D., & Alves Garcia, M. M. (2015). A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente. Momento - Diálogos Em Educação, 23(2), 35–54. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936