Masculinidades negras nas escolas:

entre a disputa e a segregação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18488

Palavras-chave:

Masculinidades negras, Cotidiano escolar, Adolescentes negros

Resumo

O objetivo central desta pesquisa é investigar em que medida adolescentes negros moradores
de uma periferia urbana coconstroem suas masculinidades e como, ao mesmo tempo em que são
segregados pelo sistema escolar, estão em constante disputa em busca de autoafirmação, a partir de um
modelo de homem negro legitimado e reconhecido socialmente. Para tanto, foi realizado um estudo
qualitativo para conhecer a história de vida e a trajetória escolar de três jovens negros estudantes de uma
escola pública de Duque de Caxias, na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Para gerar os
dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação do cotidiano escolar. A partir das
conversas e da análise das falas dos alunos, concluiu-se que há dois climas distintos no processo de
construção das masculinidades negras na escola: o primeiro foi o sentimento de que há uma disputa
entre as múltiplas possibilidades de masculinidades. O outro sentimento perceptível foi o de segregação.

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Biografia do Autor

Paulo Melgaço da Silva Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (pertencente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e professor no Programa de Pós-graduação em Ensino das Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Leandro da Conceição Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecário pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pedagogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bibliotecário pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Melgaço da Silva Junior, P., & da Conceição Borges, L. (2025). Masculinidades negras nas escolas:: entre a disputa e a segregação. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 501–522. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18488

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