A EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE E SUAS POSSIBILIDADES EM FEIRAS DE AGRICULTURA FAMILIAR

a construção de saber na coletividade

Autores

  • Gisleine Cruz Portugal Universidade Federal de Viçosa
  • Sérgio Botton Barcellos Departamento de Ciências Sociais (DCS) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.12709

Resumo

Os processos educativos ocorrem em diversos contextos e espaços na vida das pessoas a partir de experiências que ganham sentido em seu cotidiano. O objetivo a partir deste trabalho é promover uma discussão teórica sobre a educação não-formal presente no espaço social das feiras livres de produtos oriundos da agricultura familiar, como espaço de reflexão sobre o conhecimento popular, baseado no conceito de educação popular e dialogando com a Educação Ambiental. Para isso, realizamos uma pesquisa sistemática através de uma revisão bibliográfica, apoiada em autores e estudos de caso que fazem parte de uma agenda de pesquisa para o projeto de doutorado da autora sobre o tema. A partir dos estudos analisados, as feiras podem ser entendidas como um espaço de afirmação dos saberes do campo, que impulsionam práticas cotidianas de trabalho de grupos populares e subalternos, através dos encontros promovidos nestes espaços. Diferentes das instituições educativas tradicionais, eles representam uma possibilidade de construção coletiva de saberes, em que os objetos de conhecimento não são uma propriedade nem para um, nem para outro indivíduo, mas sim a incidência de uma reflexão mútua de ambos, em que produtores e produtoras são os atores principais do processo de troca de saberes e aprendizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisleine Cruz Portugal, Universidade Federal de Viçosa

Pós-graduanda (Doutorado) em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Sérgio Botton Barcellos, Departamento de Ciências Sociais (DCS) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais (DCS) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Entre dezembro de 2016 a 2020 foi Professor na área de Sociologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Sociologia na UFPel. Possui doutorado e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) com bolsa sanduíche financiada pela CAPES na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) - Espanha nos temas de migração e diversidade étnica. Possui Especialização em Educação Ambiental e Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordena o Grupo de Pesquisa Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais - DIPEM/FURG. Atua em assessorias e pesquisas nas seguintes áreas: Políticas Públicas de desenvolvimento; Conflitos Socioambientais; Sociologia Rural e Ambiental; Agricultura Familiar e Camponesa; Educação ambiental. 

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Cruz Portugal, G., & Botton Barcellos, S. . (2021). A EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE E SUAS POSSIBILIDADES EM FEIRAS DE AGRICULTURA FAMILIAR: a construção de saber na coletividade. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.12709