MEMÓRIA, TRAJETÓRIA E ENSINO:
reflexões sobre a construção de produtos educacionais a partir da história e dos saberes de uma comunidade campesina, pelo olhar da etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17827Palavras-chave:
História de uma comunidade campesina. Ensino da Matemática. Produtos Educacionais.Resumo
Este estudo tem por objetivo reconhecer a importância da história de uma comunidade
campesina, por meio da observação de seus conhecimentos analisados em perspectivas
etnomatemáticas, visando à construção de produtos educacionais que valorizem esses saberes diante do
contexto escolar. Os produtos se tratam de um livro literário infantil com o histórico da comunidade e
um segundo livro para professores, que traz além da história contada pelos primeiros habitantes da
localidade, proposições de atividades para realização com os alunos. A pesquisa qualitativa com a
abordagem exploratória estudou a realidade de uma comunidade de agricultores, bem como a escola
desta localidade. As prerrogativas da pesquisa revelam a importância da reflexão sobre a formação para
o ensino da Matemática. Os produtos educacionais apresentados foram validados pelos profissionais
escolares, revelando ampla aplicabilidade no contexto educativo. Os apontamentos da pesquisa denotam
que os produtos educacionais evidenciam e valorizam os saberes construídos pelos agricultores da
comunidade.
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