“È NATO DA MULHER, ENSINAR, CUIDAR”

NARRATIVAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOBRE FEMINISMOS E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NAS ESCOLAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17136

Resumen

Este trabalho constitui um recorte de uma pesquisa mais abrangente, que foi produzida no programa de Pós-Graduação em Educação, com o objetivo de analisar narrativas de docentes de Ciências e Matemática sobre feminismos e violências de gênero, considerando os limites e as possibilidades para abordagens socioculturais. Como metodologia para produção dos dados, utilizamos questionários e entrevistas narrativas realizadas com professores/as de Ciências e Matemática da Educação Básica da rede pública de ensino de um município localizado no Cariri Cearense. Para os procedimentos analíticos, adotamos a perspectiva da investigação narrativa. Os resultados apontaram que, muitos/as professores/as têm pouco domínio, e sentem-se inseguros/as ao discutir sobre esse tema, devido a carência formativa, que aliada aos machismos e misoginias sustentadas pelo patriarcado, constituem os principais empecilhos que limitam essa temática na região. Por outro lado, sinalizaram um cenário favorável que possibilita abordar as violências de gênero e feminismos de forma inter/transdisciplinar em sala de aula. Assim, destacamos as escolas como espaços potentes para discussão acerca de gênero e feminismos, visando desconstruir machismos e violências nos espaços socioeducacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

EUGERBIA PAULA DA ROCHA, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Educação B´ásica no município de Brejo, Estado Ceará.Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCiE). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1459-2428. Email. eugerbiarochabs@gmail.com.

Raquel Pereira Quadrado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação em Ciências, professora associada do Instituto de Educação da FURG, atuando no PPG em Educação e no PPG em Educação em Ciências, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCiE).  Orcid - https://orcid.org/0000-0003-0205-7783.Email- raquelquadrado@hotmail.com.

Elaine de Jesus Souza, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri/IFE/UFCA, Professora Permanente do PPGECIMA/UFS. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).Orcid- https://orcid.org/0000-0003-3931-0025. Email-elaine.souza@ufca.edu.br.

Publicado

2025-01-20

Cómo citar

PAULA DA ROCHA, EUGERBIA; PEREIRA QUADRADO, Raquel; DE JESUS SOUZA, Elaine. “È NATO DA MULHER, ENSINAR, CUIDAR”: NARRATIVAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOBRE FEMINISMOS E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NAS ESCOLAS. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 703–729, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.17136. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17136. Acesso em: 5 dic. 2025.