FLUXOS, POÉTICAS E (DES)CONTINUIDADES:

UM TENSIONAR DA HIERARQUIA EU/OUTRO EM PRODUÇÕES PÓS-CRÍTICAS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

Autores

  • Marlyson Junio Alvarenga Pereira Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.
  • Fábio Pinto Gonçalves dos Reis Universidade Federal de Lavras, departamento de Educação Física.
  • Luiz Davi Mazzei Universidade Federal fluminense, Colégio Universitário Geraldo Reis.

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12675

Resumo

Os percursos teóricos-metodológicos, suas rupturas, (des)continuidades e poéticas são trazidos, neste texto, ao nosso olhar. Pesquisas científicas, por vezes, preocupadas com os resultados de seus estudos terminam por deixar à sombra o percurso percorrido. Partindo das trajetórias trazidas por “pesquisadores-caminhantes”, buscamos discutir a importância dos aportes teórico-metodológicos nas pesquisas pós-críticas. Valendo-nos de um “mapa” construído nas/pelas pesquisas apresentadas no “I Seminário Integrador: Tecituras em redes de discussões e afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade”  ocorrido entre  23 e 25 de novembro de 2020,  voltamos nosso olhar para alguns aspectos (territórios) que compuseram esse mapa: o olhar do outro, a dicotomia eu-outro, as questões étnico-raciais, a medicalização dos corpos e da sexualidade, os artefatos culturais, os dispositivos que normatizam e permeiam as relações de saber-poder. De posse desse mapa, buscamos discutir a riqueza, a pluralidade e a beleza dos caminhos percorridos nas pesquisas pós-críticas, especialmente nas questões de gênero, sexualidade e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlyson Junio Alvarenga Pereira, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, UNESP/Marília - SP. Professor na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Membro do grupo FESEX.

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras, departamento de Educação Física.

Doutor em Educação pela USP. Professor Associado II do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras e integrante do grupo FESEX.

Luiz Davi Mazzei, Universidade Federal fluminense, Colégio Universitário Geraldo Reis.

Doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Atualmente é professor efetivo do Colégio Universitário Geraldo Reis, da Universidade Federal Fluminense. Integra o Gesed.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Alvarenga Pereira, M. J., Pinto Gonçalves dos Reis, F., & Davi Mazzei, L. (2024). FLUXOS, POÉTICAS E (DES)CONTINUIDADES: : UM TENSIONAR DA HIERARQUIA EU/OUTRO EM PRODUÇÕES PÓS-CRÍTICAS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. Diversidade E Educação, 9(Especial), 600–626. https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12675

Edição

Seção

N. Especial: Tecituras em Redes de Discussões e Afetos: interface..