CARTOGRAFANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCADORAS/ES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAVRAS-MG: O DESÁGUE DAS ARTES A PARTIR DO 145º FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Alana Máximo Buscácio Universidade Federal de Lavras
  • Fábio Pinto Gonçalves dos Reis Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Cláudia Maria Ribeiro Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12643

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo cartografar o processo de formação dos/as educadores/as do município de Lavras-MG a partir do contexto do 145º Fórum Sul Mineiro da Educação Infantil, cuja temática foi “A Arte no Currículo Referência de Minas Gerais: transformando realidades em possibilidades”. O trabalho justifica-se pela importância de problematizar a formação continuada de educadores/as, assim como as experiências artísticas desenvolvidas com professores/as, monitores/as e crianças da Educação Infantil. Mergulha-se nas encantarias do imaginário, com a intenção de trazer até a superfície, “coisas existentes” e que nem sempre são valorizadas, para apreciação de todos/as. Optou-se por cartografar esse processo: produções artísticas das crianças, fala de educadores/as e utilizar uma entrevista semiestruturada, além da Análise Documental do material constituinte deste FSMEI. O material empírico recolhido é analisado, junto aos documentos norteadores das ações, visando problematizar e destacar como ocorreu todo o processo de produção e formação continuada desses/as profissionais.

PALAVRAS-CHAVE: Experiências. Formação Continuada. Artes. Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

Máximo Buscácio, A., Pinto Gonçalves dos Reis, F., & Ribeiro, C. M. (2024). CARTOGRAFANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCADORAS/ES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAVRAS-MG: O DESÁGUE DAS ARTES A PARTIR DO 145º FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversidade E Educação, 9(Especial), 369–396. https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12643

Edição

Seção

N. Especial: Tecituras em Redes de Discussões e Afetos: interface..