"Cocô na praia, não!" - Educação ambiental, ensino de ciências e lutas populares

Autores/as

  • Carlos Hiroo Saito

Resumen

Trata-se de um relato de experiência em ensino de Ciências do primeiro grau em escola pública do Rio de Janeiro, desenvolvido na linha de uma educação problematizadora inspirada em Paulo Freire. “Cocô na praia, não!” era o lema da campanha movida por diversas associações de moradores de Jacarepaguá e Barra da Tijuca contra o projeto do governo estadual de construção de um emissãrio submarino que lançaria in natura o esgoto na região do mar. O envolvimento dos alunos da comunidade pobre do Rio das Pedras na campanha despertou-lhes uma consciência crítica convertida em ação coletiva concreta, participando da luta de sua Associação de Moradores contra a falta de saneamento básico. O resultado vitorioso exigiu porém uma reflexão sobre as condições em que se produz a práxis, tanto da parte dos alunos como da parte do professor, em muitas vezes aquele que educa precisa mais do que nunca ser educado também. A reflexão a partir da experiência procura responder a estas questões.

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Biografía del autor/a

Carlos Hiroo Saito

Atualmente é Professor efetivo, classe Associado 2, do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia a partir de fim de maio de 2008. Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), com ênfase em Geoprocessamento.

Mais informações: Currículo Lattes

Cómo citar

Saito, C. H. (2009). "Cocô na praia, não!" - Educação ambiental, ensino de ciências e lutas populares. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 4(1), 45–57. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1064

Número

Sección

Artigos