"Cocô na praia, não!" - Educação ambiental, ensino de ciências e lutas populares
Abstract
Trata-se de um relato de experiência em ensino de Ciências do primeiro grau em escola pública do Rio de Janeiro, desenvolvido na linha de uma educação problematizadora inspirada em Paulo Freire. “Cocô na praia, não!” era o lema da campanha movida por diversas associações de moradores de Jacarepaguá e Barra da Tijuca contra o projeto do governo estadual de construção de um emissãrio submarino que lançaria in natura o esgoto na região do mar. O envolvimento dos alunos da comunidade pobre do Rio das Pedras na campanha despertou-lhes uma consciência crítica convertida em ação coletiva concreta, participando da luta de sua Associação de Moradores contra a falta de saneamento básico. O resultado vitorioso exigiu porém uma reflexão sobre as condições em que se produz a práxis, tanto da parte dos alunos como da parte do professor, em muitas vezes aquele que educa precisa mais do que nunca ser educado também. A reflexão a partir da experiência procura responder a estas questões.Downloads
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How to Cite
Saito, C. H. (2009). "Cocô na praia, não!" - Educação ambiental, ensino de ciências e lutas populares. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 4(1), 45–57. Retrieved from https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1064
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Artigos