Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning

Autores

  • Josmaria Lopes de Morais Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Patricia Lemiszka Ribas Canedo Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5552

Palavras-chave:

educação ambiental, práticas pedagógicas, blended learning,

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de mestrado, da segunda autora, realizada a partir de um curso de Educação Ambiental, na modalidade blended learning, com ênfase em resíduos sólidos urbanos. O curso teve como público professores do ensino básico da rede estadual do Paraná. A pesquisa foi conduzida empregando a metodologia da pesquisa-ação. Neste trabalho são apresentados relatos e reflexões sobre várias atividades fomentadas pelo curso e realizadas pelos professores com seus alunos. Para coleta de dados da pesquisa, foram utilizados questionários, interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem, relatos dos professores e discussões nos encontros presenciais. O curso e as atividades realizadas proporcionaram oportunidades para a sensibilização dos professores, dos pesquisadores e da comunidade escolar, sobre a importância e as possibilidades de inserção da educação ambiental nas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Profª Doutora em Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental-PPGCTA. Campus Curitiba- Sede Ecoville.

Patricia Lemiszka Ribas Canedo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Sede Ecoville.

Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Profª. Doutora em Educação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenadora do COTED, Campus Curitiba Sede Centro.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Morais, J. L. de, Canedo, P. L. R., & Cortelazzo, I. B. de C. (2015). Educação Ambiental na prática pedagógica de professores participantes de um curso de extensão em Educação Ambiental, modalidade blended learning. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 380–396. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5552

Edição

Seção

Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)