Exercícios de memórias:o skate e os skatistas na cidade de Rio Grande/RS

Autores

  • Juliana Cotting Teixeira Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
  • Gustavo da Silva Freitas Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Palavras-chave:

skate. Memória .cidade.

Resumo

Diálogos estabelecidos com parte da produção acadêmica e cultural sobre o skate possibilitaram a identificação de um mimetismo narrativo no que tange a trajetória histórico-cultural dessa prática no Brasil. Inspirada na construção de outras narrativas e olhares, viso tratar das memórias sobre o skate em Rio Grande/RS adotando a história oral (PORTELLI, 2010; BOM MEIHY & HOLANDA, 2011) como postura teórico-metodológica. As memórias narradas têm mostrado indícios de modos de andar de skate na cidade, em que grupos se constituem em meio a processos de ordenamento do espaço urbano e de esportivização dessa prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cotting Teixeira, Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Graduanda em Educação Fisica-Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Bolsista voluntária do Grupo de Pesquisa em Memórias esportivas, FURG/IE

Downloads

Publicado

2014-02-21

Como Citar

Teixeira, J. C., & Freitas, G. da S. (2014). Exercícios de memórias:o skate e os skatistas na cidade de Rio Grande/RS. Revista Didática Sistêmica, 146–158. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4189

Edição

Seção

Artigos