Exercícios de memórias:o skate e os skatistas na cidade de Rio Grande/RS

Autores

  • Juliana Cotting Teixeira Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
  • Gustavo da Silva Freitas Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Palavras-chave:

skate. Memória .cidade.

Resumo

Diálogos estabelecidos com parte da produção acadêmica e cultural sobre o skate possibilitaram a identificação de um mimetismo narrativo no que tange a trajetória histórico-cultural dessa prática no Brasil. Inspirada na construção de outras narrativas e olhares, viso tratar das memórias sobre o skate em Rio Grande/RS adotando a história oral (PORTELLI, 2010; BOM MEIHY & HOLANDA, 2011) como postura teórico-metodológica. As memórias narradas têm mostrado indícios de modos de andar de skate na cidade, em que grupos se constituem em meio a processos de ordenamento do espaço urbano e de esportivização dessa prática.

Downloads

Biografia do Autor

Juliana Cotting Teixeira, Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Graduanda em Educação Fisica-Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Bolsista voluntária do Grupo de Pesquisa em Memórias esportivas, FURG/IE

Downloads

Publicado

21-02-2014

Como Citar

Teixeira, J. C., & Freitas, G. da S. (2014). Exercícios de memórias:o skate e os skatistas na cidade de Rio Grande/RS. Revista Didática Sistêmica, 146–158. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4189

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo