Um olhar sobre enunciações de meninas que estão inseridas em uma escolinha de iniciação ao futebol na cidade de pelotas/RS

Autores

  • Mahinã Leston Araújo Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduanda em Educação Física bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas
  • Rose Meri Santos da Silva Universidade Federal de Pelotas UFPEL
  • Méri Rosane Santos da Silva Universidade Federal Rio Grande FURG

Palavras-chave:

Futebol de mulheres. Discurso. Produção científica.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar se os discursos científicos que produzem o futebol como um esporte masculino atravessam as meninas que jogam em uma escolinha de iniciação ao futebol. A pesquisa foi de cunho qualitativo, fazendo uso de entrevistas semi-estruturadas e utilizando enquanto corpus de análise enunciações emitidas por sete meninas com idade entre 9-14 anos que jogam em uma escolinha de iniciação ao futebol, na cidade de Pelotas/RS. Observou-se que os enunciados não passam despercebidos pelas entrevistadas, porém nelas não geram efeitos de verdades que institucionalizam o futebol como sendo uma prática masculina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mahinã Leston Araújo, Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduanda em Educação Física bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas

Licenciada no curso de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e graduanda em Educação Física - Bacharelado na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui experiência na área de Educação Física Escolar e não-escolar.

Downloads

Publicado

21-02-2014

Como Citar

Araújo, M. L., da Silva, R. M. S., & da Silva, M. R. S. (2014). Um olhar sobre enunciações de meninas que estão inseridas em uma escolinha de iniciação ao futebol na cidade de pelotas/RS. Revista Didática Sistêmica, 135–145. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4188

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo