<b>Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso</b>

Autores/as

  • Virgínia Eudes Peneluca Amorim
  • Clarissa Meira Viana
  • Marcelo Cesar Lima Peres

Palabras clave:

Educação. Meio Ambiente. Tema Transversal. PCN.

Resumen

O termo meio ambiente é utilizado para indicar um espaço com seus componentes bióticos e abióticos e suas interações em que um ser vive e se desenvolve. A educação ambiental é a aprendizagem de como gerenciar as relações entre a sociedade humana e o ambiente. A escola é um dos locais privilegiados para a realização da educação ambiental. Conhecer os PCN e os temas transversais tornou-se indispensável para o profissional da educação, atue ele em escola pública ou privada. A pesquisa objetivou verificar se o tema transversal Meio Ambiente é trabalhado no cotidiano escolar da 5ª série, em uma escola estadual de Salvador; através da aplicação de questionários a professores e alunos. Pôde-se concluir que o tema não é trabalhado no cotidiano escolar; as questões ambientais são abordadas superficialmente; não existem projetos interdisciplinares. É evidente a necessidade de investimento por parte da política educacional para a introdução do tema e da Educação Ambiental na escola pesquisada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Virgínia Eudes Peneluca Amorim

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Católica do Salvador (2007). Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Clarissa Meira Viana

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Católica do Salvador (2006). Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Marcelo Cesar Lima Peres

Graduado em Ciências Biológicas (UCSal-2005), mestre em Biologia Animal (UFPE-2001) e doutorando em Ecologia (UFBA). Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2010-03-25

Cómo citar

Amorim, V. E. P., Viana, C. M., & Peres, M. C. L. (2010). <b>Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso</b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 13–26. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1180

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.