DESENVOLVIMENTO DE EMPATIA COMO PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO BULLYING:

vivências entre estudantes do Ensino Fundamental

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18474

Mots-clés :

: Bullying, Empatia, Estudantes

Résumé

O bullying é caracterizado pela violência física ou verbal entre pares, intencional e repetitiva.
Na escola, estudantes podem envolver-se nestas situações como agressores, vítimas e/ou testemunhas,
podendo gerar repercussões negativas para a saúde física, mental e para o desempenho escolar de todos.
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais, especificamente da empatia, pode estar relacionado
às formas de participação dos jovens em vivências dessa natureza. Este projeto teve o objetivo de
elaborar, realizar e avaliar intervenções educativas, por meio de Oficinas para o desenvolvimento de
habilidades socioemocionais, especialmente a empatia, junto a estudantes de escola estadual de Ensino
Fundamental – Anos finais, com intuito de prevenção e enfrentamento do bullying no contexto escolar.
Os alunos de 4 turmas, uma de cada série da escola, de sexto ao nono ano, passaram pelas Oficinas,
organizadas em 4 encontros, de aproximadamente 1 hora e meia cada, nos quais foram utilizadas
estratégias variadas, como debate de vídeos, dinâmicas de grupos, jogos e dramatizações. Foram
abordados temas como relações interpessoais, sensibilização para o outro e a diversidade humana,
assertividade na comunicação, escuta ampliada, comunicação não verbal, aprendizagem cooperativa e
ética. Após as Oficinas, solicitou-se aos estudantes narrativas reflexivas sobre suas vivências neste
processo, que passaram pela Análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados das análises das
narrativas de 89 estudantes 03 Unidades Temáticas: 1. Empatia, autoconhecimento e desenvolvimento
pessoal; 2. Clima escolar e relações interpessoais na escola e 3. Manejo e condução das oficinas.
Conclui-se que as Oficinas receberam a validação social dos estudantes, que perceberam impactos
positivos em vivenciá-las.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Camila Mugnai Vieira, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília-SP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Diferença, Desvio e Estigma", Doutora e Pós-doutora em Educação. 

Alexandre Simão, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestre em Educação - Unesp / Marília, Graduado em História - Unesp / Assis, Coordenador Pedagógico na Rede Pública do Estado de São Paulo, GEPAEFE - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Administração Escolar e Formação de Educadores - Unesp /

Ana Beatriz Jardim Roque, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduanda do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Marília. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unesp, número do Processo: 9809.

Références

ALCKMIN-CARVALHO, F. Bullying, problemas de comportamento e adversidade familiar em adolescentes de escolas públicas paulistas. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2014.

ARAÚJO, C. M. F. A. de; COUTINHO, D. J. G. Violência escolar – uma revisão sistemática de literatura entre 2009 e 2019. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, Criciúma, v. 6 n. 1, p. 1-16, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo (SP): Edições 70, 2011.

BATT-RAWDEN, S. A. et al. Teaching empathy to medical students: an updated, systematic review. Acad Med, v. 88, n. 8, p. 1171-1177, 2013.

BEZERRA, V. A. S.; GALVÃO, L. K. S. A promoção da empatia como estratégia de prevenção ao bullying na infância. In: MELLO, R. G.; FREITAS, P. G. (Orgs.). Saberes, experiências e práticas na educação contemporânea. Rio de Janeiro: Editora e-Publicar. 2020.

BOMBEKE, K. et al. Medical students trained in communication skills show a decline in patient-centered attitudes: An observational study comparing two cohorts during clinical clerkships. Patient Educ Couns, v. 84, p. 310–318, 2011.

BRASIL. Lei n. 13.185, de 06 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13185. Acesso em: 10 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, SEB, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10 mar. 2022.

BREWER, G.; KERSLAKE, J. Cyberbullying, self-esteem, empathy and loneliness. Computers in Human Behavior, n. 48, p. 255–260, 2015.

DUTRA, M. P. et al. Desenvolvimento da empatia para reduzir bullying e cyberbullying entre estudantes adolescentes. In: CASTRO, P. A. de; SALGUEIRO, M. (Org.). Educação emocional. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/educacao-emocional. Acesso em: 07 jun. 2024.

FREITAS, J. C. T. de. Desenvolvimento da Empatia por Meio do E-Learning. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Lisboa. Lisboa, 2019.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

GONZÁLEZ, B. M.; RAMÍREZ, V. M. Acoso escolar y habilidades sociales en alumnado de educación básica. Ciencia ergo-sum, v. 24, n. 2, p. 109-116, 2017.

GÓRRIZ, A. B.; GÓMEZ, K. C.; BADENES, L. S. Análisis de la evitación de responsabilidad en preadolescentes implicados en acoso escolar. International Journal of Developmental and Educational Psychology: INFAD. Revista de Psicología, v. 2, n. 1, p. 39-48, 2011.

HOJAT, M. et al. Physician empathy: Definition, components, measurement, and relationship to gender and specialty. Am J Psychiatry, v. 159, p. 1563–1569, 2002.

HOLT, M. K. et al. Bullying and suicidal ideation and behaviors: A meta-analysis. Pediatrics, v. 135, n. 2, e496-e509, 2015.

HOWARD, A. M.; LANDAU, S.; PRYOR, J. B. Peer bystanders to bullying: Who Wants to Play with the Victim? Journal of abnormal child psychology, v. 42, n. 2, p. 265-276, 2014.

JENKINS, L. et al. Associations among middle school students’ bullying roles and social skills. Journal of School Violence, v. 15, n. 3, p. 259-278, 2014.

JENKINS, L. N.; NICKERSON, A. B. Bystander Intervention in Bullying: Role of Social Skills and Gender. The Journal of Early Adolescence, v. 39, n. 2, p. 141-166, 2019.

KAPPEL, V. B. et al. Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores. Interface-Comunicação, Saúde e Educação, v.18, n.51, p. 723-35, 2014.

LAM, T. C. M..KOLOMITRO, K.; ALAMPARAMBIL, F. C. Empathy training: Methods, evaluation practices, and validity. Journal of Multidisciplinary Evaluation, v. 7, n. 16, p. 162-200, 2011.

LIM, B. T.; MORIARTY, H.; HUTHWAITE, M.“Being-in-role”: A teaching innovation to enhance empathic communication skills in medical students. Med Teach, v. 33, p. 663-669, 2011.

MORETO, G. Avaliação da empatia de estudantes de medicina em uma universidade na cidade de São Paulo utilizando dois instrumentos. Tese (Doutorado em Ciências Médicas). Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.

MUSZKAT, M. et al.Teaching empathy through poetry: A clinically based model. Medical Education, v. 44, p. 503, 2010.

NEVES, M. A. P. Empatia, assertividade e envolvimento em comportamentos de bullying em adolescentes. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica). Universidade Lusíada do Norte. Porto, 2020.

OLIVEIRA, W.A. et al. Associations between the practice of bullying and contextual variables from the aggressors' perspective. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 92, n. 1, p. 32-39, 2016.

ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 01 mar. 2022.

OZELLA, S. Adolescências construídas: a visão da psicologia sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2003.

RICCI, T. F.; CRUZ, J. A . S. O desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos da educação básica como ferramenta de combate ao “bullying” nas escolas. Nuances Est. Sobre Educ., Presidente Prudente, v. 32, 2021.

SAMPAIO, J. M. C. et al. Prevalência de bullying e emoções de estudantes envolvidos. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 344-352, 2015.

SCHWELLER, M. O ensino de empatia no curso de graduação em medicina. Tese. Universidade Estadual de Campinas, 2014.

SHAPIRO, J. et al. Point-of-view writing: A method for increasing medical students’ empathy, identification and expression of emotion, and insight. Educ Health (Abingdon), v. 19, p. 96–105, 2006.

SILVA, G. P. da et al. Bullying e violência no ambiente escolar: uma revisão de literatura no período de 2015-2019. Revista Eletrônica Acervo Saúde / Electronic Journal Collection Health, v. 11, n. 13, p. 1-8, 2019.

SILVA, J. L. et al. The effects of a skill-based intervention for victims of bullying in Brazil. International Journal of Environmental Research and Public Health, Switzerland, v. 13, n. 10, p. 1042-1052, 2016.

SILVA-XAVIER, E. A. DA; POLEJACK, L.; FLEURY SEIDL, E. M. Comunicação de Notícias Difíceis: Revisão Integrativa Sobre Estratégias de Ensino na Formação Médica. Revista Psicologia e Saúde, v. 12, n.3, p. 47-61, 2020.

SOUSA, M. M. M.; STELKO-PEREIRA, A. C. Relações entre violência escolar, gênero e estresse em pré-adolescentes. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 1, p. 110-127, 2016.

SOUZA, J. A. et al. Bullying, identidade e direitos humanos no contexto escolar. IV Congresso Nacional de Educação, VOL. 1, 2017.

STEPIEN, K. A.; BAERNSTEIN, A. Educating for empathy: A review. Journal of General Internal Medicine, v. 21, p. 524–530, 2006.

TOGNETTA, L. R. P. et al. Bullying e cyberbullying: quando os valores morais nos faltam e a convivência se estremece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1880-1900, 2017.

TTOFI, M. M.; FARRINGTON, D. P. Effectiveness of school-based programs to reduce bullying: a systematic and meta-analytic review. Journal of Experimental Criminology, v. 7, n. 1, p. 27-56, 2011.

VALLE, J. E. ET AL. Bullying, vitimização por funcionários e depressão: Relações com o engajamento emocional escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, p. 463-473, 2015.

VAN NOORDEN, T. H. J. et al. Empathy and Involvement in Bullying in Children and Adolescents: A Systematic Review. J Youth Adolescence, v. 44, p. 637–657, 2015.

VIANNA, J. A. et al. Bullying nas aulas de Educação Física: a percepção dos alunos no Ensino Médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas e Educação, v. 23, n. 86, p. 73-93, 2015.

VILCHIS, R. M. et al. Prevención de la violencia escolar cara a cara y virtual en bachillerato. Psychology, Society & Education, v. 7, n. 2, p. 201-212. 2015.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WOLKE, D.; LEREYA, S. T. Long-term effects of bullying. Archives of Disease in Childhood,v. 100, n. 9, p. 879-885, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2025-11-21

Comment citer

Mugnai Vieira, C., Simão, A., & Jardim Roque, A. B. (2025). DESENVOLVIMENTO DE EMPATIA COMO PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO BULLYING:: vivências entre estudantes do Ensino Fundamental . Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 594–616. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18474

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.