COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: Distanciamentos e aproximações entre documentos nacionais e internacionais

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Mots-clés :

Competências Digitais. DigCompEdu. Matriz de Competências Digitais Brasileira.

Résumé

O estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre documentos sobre Competências Digitais para professores: o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), da nota técnica #8: Matriz de Competências Digitais e Brasil e a nota técnica #15 que orienta para autoavaliação de competências digitais de professores. Trata-se de uma pesquisa documental, com objetivos exploratórios e descritivos. A perspectiva qualitativa de análise, permite descrever aproximações e distanciamentos entre os documentos, quanto ao conceito de Competências Digitais, as áreas e os descritores dessas competências. Os resultados apontam que ambos os documentos apresentam um conceito de Competências Digitais voltadas ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, no entanto, a abordagem do DigCompEdu é ampla, considerando além do aspecto técnico, mas também o uso das tecnologias de maneira ética, reflexiva e crítica. Apesar dos documentos se preocuparem com aspectos pedagógicos, percebe-se que a matriz brasileira apresenta fragilidades quanto ao desenvolvimento profissional e a capacitação dos aprendentes. Além disso, o DigCompEdu apresenta diversas pesquisas que pautaram a sua elaboração, o que não acontece nos documentos brasileiros. Assim, a análise apresentada contribui para a reflexão sobre como o Brasil vem abordando as demandas advindas da cultura digital na educação

Palavras-chave: Competências Digitais. DigCompEdu. Matriz de Competências Digitais Brasileira.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Luana Zimmer Sarzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na
Linha de pesquisa Educação Especial, tendo sido bolsista demanda social da Coordenadoria de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de
Santa Maria. E-mail de contato: luana.sarzi@ufsc.br

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia - Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Universidade de Aveiro (Portugal). Professora associada no Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa
Catarina. E-mail de contato: dadaniela@gmail.com

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Publié-e

2025-03-25

Comment citer

Zimmer Sarzi, L., & Karine Ramos, D. (2025). COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: Distanciamentos e aproximações entre documentos nacionais e internacionais. Momento - Diálogos Em Educação, 34(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.furg.br/momento/article/view/18276