O DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS MIGRANTES

incluir ou integrar?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16035

Mots-clés :

Inclusão educacional. Integração escolar. Direito à educação. Crianças migrantes. Políticas Educacionais.

Résumé

As políticas de Educação Inclusiva, nos últimos 30 anos, têm avançado muito no mundo. No entanto, muitas crianças ainda têm seu direito à educação negligenciado, em especial, as crianças migrantes. Este estudo objetiva refletir acerca das diferenças conceituais entre incluir e integrar e seus impactos na garantia do direito à educação de crianças migrantes. Trata-se de uma pesquisa com análise bibliográfica e documental. Com base nas análises da literatura da área da educação e das políticas educacionais, constatamos que não há um consenso e entendimento universal sobre qual perspectiva é mais apropriada para garantir o acesso à educação das crianças migrantes. Percebemos o entendimento dúbio dos conceitos, e isso pode repercutir diferentes interpretações no modo como se organiza o processo de ensino e aprendizagem desse público, refletindo no seu acesso e permanência nas instituições educativas. Vemos, portanto, que o direito à educação está condicionado à minimização dos desafios e barreiras resultantes do processo migratório. Todavia, salientamos que a garantia da matrícula não significa acesso à educação, assim como foi possível identificar a necessidade de formação docente para que as diferenças sejam acolhidas nas suas singularidades à luz da perspectiva inclusiva.

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Bibliographies de l'auteur-e

Stéfani Rafaela Pintos da Rocha, UDESC

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Observatório de Práticas Escolares – OPE. 

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, UDESC

Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd). É Professora Titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação. Pesquisadora com bolsa produtividade do CNPq.

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Publié-e

2024-01-09

Comment citer

Pintos da Rocha, S. R., & Mendonça Lunardi Mendes, G. . (2024). O DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS MIGRANTES: incluir ou integrar?. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 21–39. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.16035