A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9118

Palavras-chave:

Educação ambiental transformadora. Emancipação. Ecocidadania.

Resumo

Este trabalho, uma reflexão teórica, de abordagem qualitativa, tem como objetivo encontrar relações entre a educação problematizadora proposta por Freire, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, bem como relacionar seus princípios aos fundamentos da emancipação humana. O artigo inicia problematizando como a educação ambiental e a educação para a cidadania são trabalhados nas escolas e interligando os questionamentos ao Ensino de Ciências. Posteriormente, são apresentadas as reflexões teóricas sobre a pedagogia freireana, a formação ecocidadã e a educação ambiental transformadora, relacionando-as como fundamentos para a emancipação humana. Conclui-se o texto argumentando que, através da intersecção entre esses fundamentos educacionais, que são diversos e complementares entre si, é possível promover a emancipação dos sujeitos, a consciência socioambiental e a transformação da realidade.

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Biografia do Autor

Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Mestra em Ensino de Ciências pela Fundação Universidade Federal do Pampa

Mestra em Ensino de Ciências, Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e orientação escolar e Licenciada em Ciências Biológicas

Diana Paula Salomão de Freitas, Professora Adjunta na Fundação Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação em Ciências, Mestra em Educação Ambiental, Licenciada em Ciências Biológicas

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Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

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Como Citar

Ceschini, M. da S. C., & Salomão de Freitas, D. P. (2021). A ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA FREIREANA, A FORMAÇÃO ECOCIDADÃ E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9118 (Original work published 4º de maio de 2021)

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