DIREITO À EDUCAÇÃO NAS PRISÕES:

uma análise das políticas educacionais na Amazônia Amapaense (2012-2022)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16286

Palabras clave:

Direito à educação, Educação nas prisões, Políticas educacionais

Resumen

As políticas educacionais direcionadas às pessoas privadas de liberdade foram silenciadas por longo período no Brasil, considerando o intervalo de divulgação da Lei n. 7.210/1984 até as Diretrizes Nacionais para Educação nas Prisões, em 2009 e 2010. Após a publicação dessas Diretrizes Nacionais, foi instituído o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional, em 2011, cujo teor determina a elaboração dos planos estaduais de educação nas prisões. A partir desta determinação legal, este estudo busca apresentar essa política no Estado do Amapá, considerando o decênio entre o início da elaboração, em 2012, até a publicação da versão final do chamado Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressos do Sistema Penitenciário Amapaense (PEEPPLESP/AP), em 2022, além de seus reflexos na efetividade desse direito. Trata-se de uma pesquisa documental que busca compreender o (des)caminho para a garantia do direito à educação nas prisões, no extremo norte da Amazônia brasileira. Os resultados indicam a importância da regulamentação desse direito, mas prevalece o descumprimento da política educacional. A negação do direito ocorre em face de um conjunto de fatores de ordem administrativa (incluindo a unidade escolar, a Secretaria de Educação e o Instituto Penitenciário), política e pedagogicamente, que vem limitando a ampliação de vagas no sistema prisional do Estado do Amapá.

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Biografía del autor/a

Tiaga de Jesus Dias Chagas, Universidade Federal do Amapá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Professora da Educação Básica do Governo do Estado do Amapá. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade (EDHUCAS). E-mail de contato: tiagabio32@gmail.com.

Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora Associada da Universidade Federal do Amapá, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação na Amazônia (Doutorado). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade (EDHUCAS). E-mail de contato: simoeshcg@gmail.com.

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Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Chagas, T. de J. D., & Simões, H. C. G. Q. (2024). DIREITO À EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: : uma análise das políticas educacionais na Amazônia Amapaense (2012-2022) . Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 464–482. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.16286