Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea

Autores

  • Paula Deporte de Andrade IFSUL/UNISC
  • Mozart Linhares da Silva UNISC

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7348

Palavras-chave:

pedagogias culturais, empreendedor de si, neoliberalismo

Resumo

Teorizações como as produzidas nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos Foucaultianos tem nos permitido compreender que as educabilidades contemporâneas são balizadas pelos ideais de governo presentes na nossa sociedade. Deste modo, nos valendo da articulação entre estas teorizações, objetivamos, neste texto, problematizar as pedagogias culturais como constituidoras dos sujeitos contemporâneos a partir do ethos do neoliberalismo. Para isso selecionamos como artefato cultural peças publicitárias veiculadas na Revista Veja durante os meses de junho e julho de 2017. A partir da análise percebemos que os anúncios analisados constituem exemplos de como os processos de educabilidade atuam na produção de subjetividades, regulando novas demandas de investimento no capital humano e exigindo que os sujeitos tornem-se empreendedores de si por meio de práticas permanentes de formação e aprendizado.

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Biografia do Autor

Paula Deporte de Andrade, IFSUL/UNISC

É licenciada em Pedagogia pela ULBRA de Cachoeira do Sul, mestre em Educação pela ULBRA de Canoas (área de concentração em Estudos Culturais) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação. De junho a novembro de 2014 realizou doutorado sanduíche, com bolsa CAPES, na Universidade de Sydney.Recentemente realizou estágio de pós-doutorado na UNISC entre 2016-2017.

Mozart Linhares da Silva, UNISC

Graduado, Mestre e Doutor em História pela PUCRS com extensão da Universidade de Coimbra. Pós-doutor em Educação, com ênfase em Estudos Culturais e Estudos Foucaultianos, pela UFRGS. Adjunto III da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde atua desde 1998. É professor-pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) - PPGEDU -, onde atua como membro da Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, e no Departamento de História e Geografia da UNISC

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

de Andrade, P. D., & da Silva, M. L. (2017). Pedagogias culturais, homo economicus e neoliberalismo: uma proposta para pensar a educação contemporânea. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 44–64. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7348

Edição

Seção

Dossiê temático

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