Pedagogias culturais na revista Todateen: produzindo modos de ser feminina

Saionara Vitória de Almeida, Raquel Pereira Quadrado

Resumo


Este trabalho tem por objetivo problematizar uma seção de uma revista disponibilizada na WEB, que se destina ao público adolescente feminino – a Revista Todateen, mais especificamente a sessão “Toda Diva”. A proposta é a de discutir as questões apresentadas pela revista voltadas a ensinar procedimentos para diversos fins assim como a linguagem usada nessas informações que têm o público adolescente como leitores. Muito mais do que seduzir a consumidora ou induzi-la a obter determinado produto, a publicidade que ali se apresenta comporta um tipo de pedagogia e de currículo culturais. Estes, entre outras coisas, produzem valores e saberes; regulam condutas e modos de ser; re-produzem identidades e representações; constituem certas relações de poder e ensinam modos de ser mulher e de ser homem, formas de feminilidade e de masculinidade.
Palavras-chave: feminilidade, pedagogia, publicidade.

Palavras-chave


feminilidade, pedagogia, publicidade

Texto completo:

PDF

Referências


CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do presente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.39, n.2, abr/jun. 2014. p.573-593.

CAMOZZATO, Viviane Castro. Entre a pedagogia legisladora e as pedagogias intérpretes. Revista Brasileira de Educação, Campinas, São Paulo; v.21, n.61, 2015.

COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais: para além das fronteiras disciplinares. In:_____(Org.) Estudos Culturais em Educação: mídia,arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.p. 13-36.

COSTA, Marisa Vorraber; ANDRADE, aula Deporte. Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. In: 36º RN ANPED, Goiânia, out. 2013. GT 16 “Educação e Comunicação”.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos Culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação. Número Especial – Cultura, Culturas e Educação. n. 23, p.26-61, maio/jun./jul./ago. 2003.

ESCOSTEGUY , Ana Carolina. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz. O que é, afinal, Estudos Culturais. Belo Horizonte: Autêntica. 2004. p.133-166

GOELLNER, Silvana. A produção cultural do corpo. In: LOURO, GAUCIRA et al (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 28-40.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ : Vozes, 1997.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu da (org). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas e educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 23-45.

REVISTA TODATEEN. Disponível em: acesso em: mar. 2016.

SANTOS, Daniela Barsotti; SILVA, Rosalina Carvalho da. Sexualidade e normas de gênero em revistas para adolescentes brasileiros. Saúde soc. vol.17 no. 2 São Paulo Apr./June 2008.Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902008000200004> acesso em: 18 mar. 2016

SIBILIA, Paula. Eu, eu, eu...você e todos nós. In: ______. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 7-28.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade – uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SODRE, Márcia Luiza Machado Figueira. Representações do corpo adolescente feminino na Revista Capricho: saúde, beleza e moda. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós- Graduação em Ciências do Movimento Humano. UFRGS, 2003.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6730

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ