O programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid e a valorização da formação docente na UFRN/campus central

Autores

  • Erivania Melo de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Elda Silva do Nascimento Melo Professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8051

Palavras-chave:

PIBID. PIBID/UFRN. Valorização docente. Formação Docente.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência – PIBID, foi instituido com a finalidade de fomentar a Iniciação a Docência dos licenciados das Instituições Federais de Educação Superior, permitindo a esses, uma inserção na prática educativa de modo crítico-reflexivo. Neste sentido, propomos neste artigo, apresentar o PIBID/UFRN de forma sistemática e refletir acerca de sua contribuição para a valorização da formação docente. Para realizarmos esse exercício de reflexividade, nos reportamos a uma investigação de cunho bibliográfico e documental, que contemplou desde a legislação do PIBID e PIBID/UFRN, nos permitindo dessa forma uma aproximação das suas perspectivas de ação, e também a autores como Boventura Santos (2005); Novoa (2009), Morin (2004) Candau (2013), que nos deram um respaldo teórico para pensar a relevância do PIBID/UFRN na valorização dos licenciandos. Deste modo, podemos apontar brevemente a relevência do programa por possibilitar aos licenciandos a inserção na docência de forma crítica-reflexiva, através de uma tateamento da prática, além da pertinência da formação que é realizada dentro da profissão, aproximando os licenciandos das realidades diversas do contexto da escola publica, ampliando seus pontos de vista e conscientizando-os para a busca de uma educação democrática e de qualidade.

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Biografia do Autor

Erivania Melo de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciada em Ciências Sociais; Mestre em Educação PPGED/UFRN e doutoranda do PPGCS/CCHLA/UFRN

Elda Silva do Nascimento Melo, Professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN.

Pós doutora em Educação pela Universidade de Valencia/UV/Espanha. Professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN. Foi Coordenadora de Gestão Educacional do PIBID/UFRN entre 2012 e 2015. Participa de grupos de pesquisa na área de Educação, assim como coordena projetos de pesquisa envolvendo temas como a Formação Docente, Teoria das Representações Sociais e Praxiologia de Pierre Bourdieu. Ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado no curso Ciências Sociais, atuando também como avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e como Diretora de Desenvolvimento Pedagógico - DDPEd da Pro-reitoria de Graduação da UFRN. Faz parte da Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFRN. Suas áreas específicas de interesse incluem Formação Docente, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Representações Sociais.

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Publicado

2018-08-17

Como Citar

Morais, E. M. de, & Melo, E. S. do N. (2018). O programa institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid e a valorização da formação docente na UFRN/campus central. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 264–284. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8051