Escritas Audiovisuais, Currículos e Educação – apontamentos sobre juventudes, sexualidades, corpos padronizados, mídias hegemônicas e acontecimentos audiovisuais ou da sobrevivência de alguns vaga-lumes

Autores

  • Vanessa Maia Barbosa de Paiva Universidade Federal de São João Del-Rei

Palavras-chave:

Documentários, currículos em rede, sexualidades, juventudes

Resumo

Buscamos com este artigo narrar experiências de jovens alunos na produção audiovisual de documentários que discutem temas pertinentes ao mundo habitado por nós, mas excluído da mídia hegemônica. Corpos padronizados em modelos estereotipados, juventudes, sexualidades, dentre outros assuntos, foram as temáticas escolhidas para a produção destes documentários, aqui entendidos como artefatos culturais. Entendemos que esta experiência audiovisual e este sentido de mundo está enredada nos currículos em rede e que podem, de muitas maneiras, produzir uma linha potente para trabalharmos os currículos a partir de suas interfaces com as sexualidades, os modelos de corpos padronizados e juventudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Maia Barbosa de Paiva, Universidade Federal de São João Del-Rei

É professora, pesquisadora e coordenadora do LabTV do curso de Comunicação - Jornalismo - da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ/MG). Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ. Possui Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo(UFES). É membro do Grupo de Pesquisa Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença (Proped UERJ/CNPq). Atuou como jornalista no Jornal A Gazeta (redação) e como editora da coluna Victor Hugo, do mesmo jornal. Foi editora assistente do telejornal BOM DIA ES, na TV Gazeta, filiada Rede Globo. Foi professora das Faculdades Integradas São Pedro (FAESA). Foi coordenadora da TV FAESA, uma das emissoras que compõem o CANAL UNIVERSITÁRIO do Espírito Santo. Foi professora do Curso de Pós-Graduação da FAESA. Na mesma instituição, integrou como consultora o conselho editorial da Revista Científica da FAESA. É especialista em Políticas de Comunicação Organizacional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foi Bolsista CAPES durante o Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação da Universidade Federal Fluminense (Uff/RJ 2000-2002). É doutora pelo Programa de Pós-Gaduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com a tese "Estéticas de vídeo e existência: Currículos, cotidianos e mídia - uma intrincada rede de pixels na produção de conhecimentos em tevês universitárias". Áreas de interesse: comunicação - educação- mídias-estéticas de existência-audiovisual-subjetividades e mídias.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Barbosa de Paiva, V. M. (2016). Escritas Audiovisuais, Currículos e Educação – apontamentos sobre juventudes, sexualidades, corpos padronizados, mídias hegemônicas e acontecimentos audiovisuais ou da sobrevivência de alguns vaga-lumes. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 221–232. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6120

Edição

Seção

Artigos