A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL IMPERIAL A PARTIR DOS ALMANAKS DO AMIGO DOS SURDOS MUDOS (1888-1889)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19765

Palavras-chave:

Educação dos Surdos, História da Educação, Brasil Império, Método Oral.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa histórica sobre a educação de surdos no Brasil imperial,
tendo como fontes centrais os Almanaks do Amigo dos Surdos Mudos, publicados nos anos de 1888 e
1889. Estes documentos foram elaborados pelo então Instituto Imperial dos Surdos-Mudos, hoje
Instituto Nacional de Educação de Surdos, e constituem uma valiosa expressão das práticas, discursos e
intenções pedagógicas direcionadas à população surda no final do século XIX. A pesquisa tem como
objetivo geral analisar, à luz da História Cultural, as práticas pedagógicas, concepções educacionais,
estratégias institucionais e discursivas presentes nos “Almanaks do Amigo dos Surdos Mudos (1888–
1889)”. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural, conforme Roger Chartier, e
dialoga com autores como Rocha (2013) e Souza (2008, 2013), buscando compreender esses
almanaques que funcionavam como dispositivos de intervenção educacional, cultural e política. Ao
analisar a materialidade, os conteúdos e os objetivos comunicacionais dessas publicações, a pesquisa
visa descortinar as disputas entre os métodos oralista e gestualista, bem como as estratégias
institucionais de propaganda, sensibilização e prestação de contas utilizadas pelo Instituto. A análise
evidenciou as tensões entre os dois métodos citados e as estratégias do Instituto para consolidar um
projeto educacional voltado à normalização da surdez. Conclui-se que os almanaques representam não
apenas registros institucionais, mas instrumentos de visibilidade e controle social, cuja compreensão
contribui para a valorização da memória da Educação Especial no Brasil

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Biografia do Autor

Catharine Prata Seixas, UFRRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa - Memória, História e Práticas da Educação Especial.

Alice Vasconcelos Menezes, UFRRJ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como Auxiliar de Apoio Escolar e Mediação, prestando suporte educacional a crianças com comorbidades e necessidades educacionais específicas. Membro do grupo de pesquisa - Memória, História e Práticas da Educação Especial da UFRRJ.

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DOI: 10.20395/revesp.2023.58.1.62-77

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Prata Seixas, C., & Vasconcelos Menezes, A. (2025). A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL IMPERIAL A PARTIR DOS ALMANAKS DO AMIGO DOS SURDOS MUDOS (1888-1889). Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 243–266. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19765

Edição

Seção

IMPRENSA PERIÓDICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

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