A EDUCAÇÃO DO CORPO EM PERIÓDICOS PARAENSES (1848-1880)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19760

Palavras-chave:

Educação do corpo, Impressos religiosos, Pará

Resumo

Resumo: O texto tem por objetivo analisar as concepções de corpo e de educação do corpo em
periódicos circulantes na província do Grão-Pará, no século XIX. Diante da narrativa comum no âmbito
da Igreja Católica de uma concepção de corpo como construto suscetível aos apetites e às paixões e, por
isso, concebido como algo que deveria ser controlado, buscou-se compreender, nesses periódicos, o
modo como o corpo e sua educação eram tematizados, considerando a menção a práticas corporais. O
corpus documental constitui-se de três periódicos: Synopsis Ecclesiastica (1848-1849), A Estrella do
Norte (1863-1869) e O Santo Offício (1872-1880), circulantes na província do Grão-Pará entre 1848 e
1880. Os dois primeiros constituem-se como fontes vinculadas à Igreja Católica, enquanto o terceiro
tem caráter liberal. A análise, realizada de modo indiciário, considerou as relações de força envolvidas
na produção e na veiculação dos impressos. Em termos de resultados, considerando a diversidade
histórico-cultural da província, foi comum encontrar nos impressos católicos menções às práticas
corporais tomadas, em geral, como práticas mundanas e pecaminosas, que deveriam ser evitadas em
contraponto ao modo como essas práticas aparecem no impresso anticlerical, geralmente vinculadas à
formação das camadas mais abastadas. Desse modo, pode-se inferir que os impressos atuaram como
veículos para a propagação de discursos sobre o corpo fundada em preceitos diversos e como
instrumentos educativos e de controle dos comportamentos.
Palavras-chave: Educação do corpo. Impressos religiosos. Província do Grão-Pará.

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Biografia do Autor

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em Educação Física   pela   Universidade   Gama   Filho.   Professor   da Universidade Federal   do Pará, lotado no Instituto de Ciências da Educação (ICED). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA).  Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ).

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Sub-coordenadora do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE).

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Ferreira Borges, C. N., & Campos Berto, R. (2025). A EDUCAÇÃO DO CORPO EM PERIÓDICOS PARAENSES (1848-1880). Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 217–242. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19760

Edição

Seção

IMPRENSA PERIÓDICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

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