No rastro dos jornais:

condições de possibilidade para a constituição do ensino de Biologia no Brasil (1800-1879)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19387

Palavras-chave:

História do ensino de Biologia, História das Ciências Naturais, História e Filosofia da Biologia

Resumo

Temos por objetivo compreender algumas condições que possibilitaram a constituição do ensino de Biologia no Brasil. Tomamos como fonte os jornais Diário do Rio de Janeiro e Correio braziliense, ambos do século XIX. A análise compreendeu elementos da perspectiva arqueo-genealógica de Foucault. É possível dizer que as instituições escolares serviram funcionalmente à prática das Ciências Naturais de conhecer a natureza de modo conveniente ao estudo da agricultura e ao desenvolvimento de indústrias. Aliaram-se a isso, um interesse no ensino de Botânica e Zoologia como instrumentos para o avanço do Brasil aos status de nação civilizada; cursos, à luz das Ciências Naturais, oferecidos para a comunidade em geral; bem como leilões, vendas/compras de livros e de objetos e/ou materiais referentes à área e os próprios jornais em que esses anúncios circulavam se tornaram acontecimentos que abriram espaço para as Ciências Naturais e a futura emergência do ensino de Biologia no país.

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Biografia do Autor

Peterson Fernando Kepps da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor de Ciências e Biologia licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande, Especialização em Educação com Ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio, Doutor e Mestre em Educação em Ciências. Professor de Ciências da rede municipal de Pelotas e Rio Grande/RS; integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência (PEmCie); e professor supervisor do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) - subprojeto Biologia e Química da FURG.

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da FURG; e líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências – PemCie. E-mail de contato: laviniasch@furg.br.

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Kepps da Silva, P. F., & Schwantes, L. (2025). No rastro dos jornais: : condições de possibilidade para a constituição do ensino de Biologia no Brasil (1800-1879). Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 191–216. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19387

Edição

Seção

IMPRENSA PERIÓDICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

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