<b>Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis</b>

Autores

  • Altino José Martins Filho

Resumo

Esta pesquisa objetiva descrever e analisar o brincar das crianças no contexto da creche. A expectativa é possibilitar a discussão em torno da produção das culturas infantis. Buscamos investigar as crianças a partir de si próprias, como atores sociais competentes e potentes, constituídas de múltiplas dimensões humanas e protagonistas nas relações que são estabelecidas no grupo de pares. Para tanto, realizamos pesquisa de campo, utilizando observações com base na orientação etnográfica, registradas em caderno de campo. Com base nos dados analisados, identificamos que as culturas infantis e as formas de sociabilidades criadas e recriadas pelas crianças, revelam a especificidade própria destas em relação às produções culturais dos adultos. A pesquisa possibilitou demonstrar a necessidade de adentrarmos nos respectivos mundos sociais e culturais dos grupos infantis, para conhecer as crianças em sua complexa singularidade. Evidenciamos que o conhecer das culturas infantis, nas rotinas do brincar, apresenta-se como uma possibilidade para os adultos significarem e elaborarem seu pensar e seu agir pedagógicos aos interesses e necessidades das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altino José Martins Filho

Doutorando em Educação - Estudos sobre Infâncias - pela UFRGS (2009), mestre em Educação - Educação e Infância - pela UFSC (2005), especialista em História Social pela UDESC (2000), graduado em História, Licenciado e Bacharel pela UFSC (1997), licenciado em Pedagogia pela UNINOVE (2009).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2010-11-12

Como Citar

Filho, A. J. M. (2010). &lt;b&gt;Olhares investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção das culturas infantis&lt;/b&gt;. Momento - Diálogos Em Educação, 19(1), 89–104. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1463

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)