A ESCUTA SENSÍVEL COMO PRÁTICA HUMANIZADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17464

Palavras-chave:

Escuta Sensível. Educação. Inclusão.

Resumo

Este artigo contempla o ato de escutar como prática humanizadora no espaço educacional. A Escuta
que se aborda neste texto vai além do simples ato de ouvir, compreendendo-a como uma experiência que
envolve todo o corpo e permite a percepção da outra pessoa em sua totalidade e singularidade, sendo capaz
de promover relações mais humanas e acolhedoras. Nesse sentido, este estudo se caracteriza por ser uma
pesquisa com abordagem qualitativa, sustentada na perspectiva fenomenológica e aprofundamento
bibliográfico. O texto evidencia como ações simples fazem a diferença nas práticas educacionais, almejando
uma melhor convivência e desenvolvimento entre as pessoas envolvidas nessa dinâmica.

 

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Biografia do Autor

Jessica Hilário Pinto, UEG

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Goiás (PPGE-UEG/ 2023). Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação (2017) e graduada em Pedagogia (2014) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas. Especialista em Gestão Escolar, com Ênfase em Coordenação Pedagógica (FABEC, 2015). Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino da cidade de Damolândia-GO. 

Marlene Barbosa de Freitas Reis, UEG

Pós-doutorado em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto/Portugal (2015). Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ (2013). Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana - Cuba (2003). Graduada em Pedagogia pela UFG (1989). Professora aposentada da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Goiás. Atualmente atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Pinto, J. H., & Barbosa de Freitas Reis, M. (2025). A ESCUTA SENSÍVEL COMO PRÁTICA HUMANIZADORA. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 460–480. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17464

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