Liberdade de gênero: promovendo algumas fissuras na lógica heteronormativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8682

Palavras-chave:

vivências trans, sexualidade, gênero

Resumo

Esse artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida a partir de referenciais e produções decorrentes das contribuições do GEERGE, especialmente as da fundadora e pesquisadora Guacira Louro. A pesquisa teve como corpus de análise a série Liberdade de Gênero, exibida no canal GNT e teve como objetivo analisar as falas dos/as entrevistados/as na série acerca de suas vivências trans, problematizando sobre os atributos de gênero, o entrelaçamento existente entre gênero e sexualidade e as mídias como espaço de encontro e pertencimento. A série mostra em 10 episódios como se organizam as vidas de 14 pessoas trans que assumem a experiência de ter um gênero diferente do sexo anatômico, trazendo exemplos em que essas pessoas se inserem de forma bem-sucedida e feliz dentro da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Geraldo Oliveira de Aguiar, PPG em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Raquel Pereira Quadrado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, RS

Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Referências

ALVES, Cláudio Eduardo Resende; MOREIRA, Maria Ignez Costa. (Trans)narrativas de fronteira. Disponível em https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/viewFile/1825/1426. Acesso em: 10 de set. 2018.

BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Gramind, 2006.

______. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, v.19, n.2, ago. 2011. p. 549-559.

______. O que pode uma teoria? Estudos Transviados e a Despatologização das Identidades Trans. In: Florestan, n. 2, p. 46, 2014.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: 13a ed. 2017.

CAETANO, Marcio. Performatividades reguladas: heteronormatividade, narrativas biográficas e educação. Curitiba: Appris, 2016.

COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais: para além das fronteiras disciplinares. In:_____(Org.) Estudos Culturais em Educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 13-36.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Estudos Culturais: uma introdução. O que é, afinal, Estudos Culturais? 3. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 133-166.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

LANZ, Letícia. O corpo da Roupa: Uma introdução aos Estudos Transgêneros Movimento Transgente, 2015.

LEITE JR, Jorge. Nossos corpos também mudam: a invenção das categorias “travesti” e “transexual” no discurso científico. Tese de Doutorado em Ciências Sociais apresentada à Pontífica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC – SP, 2008.

LOURO, Guacira Lopes. Corpos que escapam. Estudos feministas, v. 4, n. 4, 2003

______. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporânea. Pró-Posições, Campinas, v. 19, n. 2, p.17-23, maio/ago. 2008.

______. Flor de açafrão: takes, cuts, close-ups. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

PAMPLONA, Renata Silva; DINIS, Nilson Fernandes. A transexualidade em questão: problematizações nos contextos educacionais. Itinerarius reflectionis (online), v. 13, p. 1-24, 2017.

PETRY, A.R; MEYER, D.E.E. Transexualidade e hetoronormatividade: algumas questões para a pesquisa. Textos e contextos. Porto Alegre, v.10, n.1, p.193-198, jan/jul.2011.

PINO, Nádia Perez. A teoria queer e os intersex: experiências invisíveis de corpos des-feitos. Cadernos Pagu, v. 28, n. 5, p. 149-174, 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Editora Vozes, 2005.

______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

VEIGA-NETO, Alfredo. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de império. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 13-38.

VERGUEIRO, Viviane. Por inflexões de corpos e identidades de gênero inconformes: uma análise autoetnográfica da cisgeneridade como normatividade. 2015. Dissertação. Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Porfessor Multon Santos. Salvador, 2015.

XAVIER FILHA, Constantina. Gênero, sexualidade e diferença em livros para a infância. In: MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa (Org.). Educação para a sexualidade. Rio Grande: Editora da FURG, 2014. p. 231-246. (Coleção Cadernos Pedagógicos da EAD, v.23).

WORTMANN, Maria Lúcia. Análises Culturais. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 71-90.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Oliveira de Aguiar, T. G., & Quadrado, R. P. (2019). Liberdade de gênero: promovendo algumas fissuras na lógica heteronormativa. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 148–166. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8682

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.