DESAFIOS DA FORMAÇÃO ANTIRRACISTA DE FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA:

Experiências no programa residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17334

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia. Lei nº 10.639/2003. Formação Inicial. Residência Pedagógica.

Resumo

Este artigo resulta de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação
em Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGMPE-Ufes). O objetivo da
pesquisa foi apresentar uma análise acerca dos desafios enfrentados pelos futuros professores de
Sociologia no período de formação inicial e as potencialidades de um “Curso de Formação e Pesquisa
em Educação das Relações Étnico-Raciais”. Adotamos a pesquisa-ação, a partir da qual acompanhamos
estudantes finalistas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Ufes, bolsistas do Programa
Residência Pedagógica, e analisamos os desdobramentos das ações por eles desenvolvidas no campo de
formação, sobretudo na articulação entre o ensino de Sociologia e o enfrentamento ao racismo, em
diálogo com a efetivação da Lei nº 10.639/2003. Em síntese, a pesquisa resultou em um produto
educacional orientado à formação docente antirracista, que pode ser utilizado por diferentes áreas do
conhecimento, pois sabemos que a luta antirracista é tarefa de todos.

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Biografia do Autor

Yamilia de Paula Siqueira, UFES

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela UFES. Graduada em Ciências Sociais pela UFES. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais da UFES. 

Cleyde Rodrigues Amorim, UFES

Pós-doutorado pela Universidade São Paulo (USP). Doutora em Antropologia Social pela USP. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES, Brasil. E-mail: cleyde.amorim@ufes.br

Referências

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

de Paula Siqueira, Y., & Rodrigues Amorim, C. (2025). DESAFIOS DA FORMAÇÃO ANTIRRACISTA DE FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA:: Experiências no programa residência pedagógica. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 320–343. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17334

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