ARTEFATOS CULTURAIS, GÊNERO, SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS FORA DAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19445Resumo
Este trabalho problematiza relações entre escola, artefatos culturais, gênero e sexualidade, tomando como referencial teóricas/os do campo dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas. Temos como objetivo analisar as pedagogias culturais de gênero, sexualidade e diferença tomando como objeto o filme "Eternos" (2021), da Marvel Studios, e suas possibilidades de construção de sujeitos. A pesquisa é estruturada em duas partes: a primeira consiste em uma reflexão crítica sobre demandas relacionadas a gênero e sexualidade nas escolas, enquanto a segunda trata-se de uma análise de personagens do filme, tendo como ferramenta o conceito de pedagogias culturais. Destacamos que no filme pode-se encontrar pedagogias que potencializam as diferenças de gênero e sexualidade, além de práticas inclusivas, como pensar no público da comunidade surda nos cinemas, a representação das mulheres enquanto protagonistas, diferentes configurações de famílias e também maneiras diversificadas de se constituir homens e mulheres para além dos estereótipos de gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




