Adentrando espaços escolares

Análise de dissertações em programa de mestrado em educação sexual

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9007

Résumé

A sexualidade, proposta como tema transversal pelo PCN (BRASIL, 1997), ainda é rodeada por tabus e preconceitos, dos quais precisam ser desmistificados. Entretanto, existem avanços significativos que contribuem de forma positiva para os alunos, visando uma Educação Sexual emancipatória e responsável, que possibilite ao aluno ser um sujeito ativo frente a sua própria sexualidade. Pensando nisso, buscou-se analisar a partir de uma pesquisa do Estado da Arte as produções acadêmicos-científicas em 36 (trinta e seis) Dissertações de Mestrado na área da Educação Sexual. Para tanto, a escolha se deu no Mestrado em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP, primeiro Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Sexual no Brasil. Apontando assim, para os progressos ocorridos em sala de aula, bem como a repercussão construída, que poderão servir de base para o aprimoramento de novos estudos e pesquisas no campo da Educação Sexual.

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Bibliographies de l'auteur-e

Pâmela Cian da Cruz Bengozi, UNESP/FCLAR campus Araraquara-SP

Mestranda em Educação Sexual pela Unesp - Araraquara, SP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - campus Apucarana. Atualmente é professora na Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Apucarana. Integrante do grupo GEFES - Formação de Educadores Sexuais - Supervisora (2017)

Ricardo Desidério da Silva, UNESP/FCLAR campus Araraquara-SP

Doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em Sexualidade, Cultura e Educação Sexual pela UNESP/Araraquara. Pós-doutorando junto ao Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX, UNESP, Araraquara). Pedagogo e também Licenciado em Ciências e Matemática. Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringá-PR.

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Publié-e

2019-09-11

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Bengozi, P. C. da C., & Silva, R. D. da. (2019). Adentrando espaços escolares: Análise de dissertações em programa de mestrado em educação sexual. Diversidade E Educação, 7(1), 205–226. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9007