Adentrando espaços escolares
Análise de dissertações em programa de mestrado em educação sexual
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v7i1.9007Résumé
A sexualidade, proposta como tema transversal pelo PCN (BRASIL, 1997), ainda é rodeada por tabus e preconceitos, dos quais precisam ser desmistificados. Entretanto, existem avanços significativos que contribuem de forma positiva para os alunos, visando uma Educação Sexual emancipatória e responsável, que possibilite ao aluno ser um sujeito ativo frente a sua própria sexualidade. Pensando nisso, buscou-se analisar a partir de uma pesquisa do Estado da Arte as produções acadêmicos-científicas em 36 (trinta e seis) Dissertações de Mestrado na área da Educação Sexual. Para tanto, a escolha se deu no Mestrado em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP, primeiro Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Sexual no Brasil. Apontando assim, para os progressos ocorridos em sala de aula, bem como a repercussão construída, que poderão servir de base para o aprimoramento de novos estudos e pesquisas no campo da Educação Sexual.
Téléchargements
Références
AUGUSTINI, Érica Rodrigues do Nascimento. Contos de fadas no Ensino Fundamental I: analisando os recursos empregados e as estratégias que podem ser adotadas pelas/os docentes na desconstrução de estereótipos sexistas. 235f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2015
BERTOLINI, Débora Brandão. Sexualidade e adolescência: rodas de conversa e vivências em uma escola de ensino fundamental / 2015 104f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2015
BORGES, Rita de Cassia Vieira. Educação em sexualidade, sexualidade e gênero: desafios para professoras(es) do Ensino Infantil – 2017. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2017
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. 1. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Ensino de primeira à quarta série. I. Título. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf B823p. Acesso em: 05/10/17.
CARVALHO, Ana Márcia de Oliveira. Vozes masculinas no cotidiano escolar: desvelando relações de gênero na educação infantil sob a perspectiva fenomenológica de Alfred Schutz. 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2015
FERREIRA, Gabriella Rossetti. Cursos de Formação em Educação Sexual que empregam as Tecnologias Digitais / Gabriella Rossetti Ferreira.– 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2015
FERREIRA. Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, 79, ano XXIII, ago, CEDES, Campinas – SP, 2002.
______. A produção teórica no Brasil sobre educação sexual. Cadernos de Pesquisa, n. 98. São Paulo, ago., pp. 50-63, 1996.
FIGUEIRÓ, Mary Neide. Educação Sexual no dia a dia. Londrina: o autor, 1999.
FIRMINO. Flávio Henrique. Educação Sexual de crianças e adolescentes em abrigos: o lugar do educador. 2017. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2017
LUCIFORA, Cristiane de Assis. A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de Fadas/Maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantil – 2017. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2017
MANZINI, Beatriz Rodrigues Kavahara. O professor de educação física no processo de exteriorização da sexualidade das crianças a partir das manifestações corporais, à luz dos pensamentos de Bourdieu. 2017 – 62f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2017
MOREIRA, Daniela Arroyo Fávero. Compreendendo a sexualidade infantil nas relações de gênero: o lúdico como estratégia educativa/ 2015, 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2015
PALIARIN, Franciely. Sexualidade e Deficiências: dando vozes aos adolescentes por meio de oficinas pedagógicas – 2015, 117f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2015
PONGELUPPE, Maria Angélica Brizolari. A mídia e a infância: da exposição aos reflexos na escola no tocante à sexualidade – 2016. 238f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2016
RAPATÃO, Andréia Serrano Cayres. Educação sexual, saúde e sexualidade: (re) significando as relações entre pais e filhos. 2015. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2015
RUIS, Fernanda Ferrari, Ser menino ou menina na Educação Infantil: um entrelaçamento entre vozes – 2015, 224f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2015
SILVA, Ricardo Desidério da. Educação em ciência e sexualidade: o professor como mediador das atitudes e crenças sobre sexualidade no aluno. 2009. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, UEM, 2009.
______. Educação Audiovisual da Sexualidade: olhares a partir do Kit Anti-Homofobia. 2015, 144 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara-SP, 2015.
ROCHA, Anne Kariny Lemos. O jogo pedagógico como instrumento para educação sexual de facilitadores e estudantes jovens: análise do material “em seu lugar”. 2015. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2015.
ZOCCA, Adriana. A educação sexual e suas entrelinhas nas concepções dos gestores / Adriana Zocca. – 2015. 78f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Araraquara-SP. 2015
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.