Infâncias no youtube

Analisando discussões sobre gênero em vídeos de crianças

Autores/as

  • Gabrielle Farias Pedra Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8722

Resumen

As crianças, cada vez mais, estão se apropriando das diferentes tecnologias, sendo a plataforma YouTube uma delas. Ao se tornarem youtubers, as crianças produzem vídeos e apresentam suas experiências e, nessa dinâmica, mostram quem são, mostram diferentes formas de ser criança, como também as formas de ser menino ou menina. Quatro vídeos foram selecionados e analisados observando os entendimentos e discussões sobre as questões de gênero neles presentes. Na investigação dos vídeos, foi possível realizar algumas análises sobre “ideologia de gênero” e o quanto, a partir dos relatos e das brincadeiras das crianças, emergem questões de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabrielle Farias Pedra, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Graduada em Pedagogia Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE.

Publicado

2019-02-07

Cómo citar

FARIAS PEDRA, Gabrielle. Infâncias no youtube: Analisando discussões sobre gênero em vídeos de crianças. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 152–161, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8722. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8722. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Diversidade em Debate