Educação e gênero: uma disciplina complementar de graduação

Auteurs-es

  • Márcia Eliane Paixão Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8541

Résumé

Este artigo tem como foco o relato de experiência de uma DCG (Disciplina Complementar de Graduação) oferecida no Curso de Pedagogia Diurno, sendo aberta a toda comunidade estudantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A temática de Gênero ainda não faz parte do currículo da Pedagogia e de poucas licenciaturas. No entanto, o tema está presente no dia a dia da Universidade e no cotidiano das Escolas da Educação Básica. Por conta disso, oferecer uma disciplina que possibilite a reflexão deste tema em diálogo com a educação tem se mostrado um espaço rico de estudos, de conhecimentos e de novas práticas. A intenção, aqui, é partilhar esta experiência prática no contexto de graduação a partir da narrativa desta atividade educativa em diálogo com a teoria feminista. Também dialogamos com Marie-Christine Josso e Jorge Larrossa em relação ao conceito de experiência. A DCG é ofertada todos os semestres, portanto é uma experiência em andamento, mas que já tem uma história para contar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Márcia Eliane Paixão, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento Fundamentos da Educação - Centro de Educação

Références

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. 3 ed. vol 1 e 2. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2016.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, v. 16, n. 2, jul./dez. 1990.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-11

Comment citer

Paixão, M. E. (2019). Educação e gênero: uma disciplina complementar de graduação. Diversidade E Educação, 7(1), 277–284. https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8541