Educação e gênero: uma disciplina complementar de graduação
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8541Resumen
Este artigo tem como foco o relato de experiência de uma DCG (Disciplina Complementar de Graduação) oferecida no Curso de Pedagogia Diurno, sendo aberta a toda comunidade estudantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A temática de Gênero ainda não faz parte do currículo da Pedagogia e de poucas licenciaturas. No entanto, o tema está presente no dia a dia da Universidade e no cotidiano das Escolas da Educação Básica. Por conta disso, oferecer uma disciplina que possibilite a reflexão deste tema em diálogo com a educação tem se mostrado um espaço rico de estudos, de conhecimentos e de novas práticas. A intenção, aqui, é partilhar esta experiência prática no contexto de graduação a partir da narrativa desta atividade educativa em diálogo com a teoria feminista. Também dialogamos com Marie-Christine Josso e Jorge Larrossa em relação ao conceito de experiência. A DCG é ofertada todos os semestres, portanto é uma experiência em andamento, mas que já tem uma história para contar.
Descargas
Citas
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. 3 ed. vol 1 e 2. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2016.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, v. 16, n. 2, jul./dez. 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Diversidade e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.