A diversidade sexual e a escola na perspectiva dos saberes docentes

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8473

Résumé

Este texto propõe pensar os saberes docentes e suas articulações na significação do tema diversidade sexual em narrativas de docentes, considerando como um lugar de se entender a construção da escola e a constituição dos sujeitos. A fonte para análise são memórias de trajetória de um grupo de docentes da rede pública estadual paulista, que por meio da análise de conteúdo revelou o quanto que estes saberes estão alocados na questão das aprendizagens ao longo da carreira e da experiência cotidiana, muito mais que a formação acadêmica possa sustentar. E, sobretudo, revelam uma escola pensada a partir de um saber plural, multidimensional, e que constrói diversidade sexual pela questão da ordem, da disciplina e do respeito.

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Bibliographies de l'auteur-e

Hamilton Édio dos Santos Vieira, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação na UFSCar/São Carlos

Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre Docente em Sexologia e Educação Sexual, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara

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Publié-e

2019-02-07

Comment citer

VIEIRA, Hamilton Édio dos Santos; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. A diversidade sexual e a escola na perspectiva dos saberes docentes. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 99–108, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8473. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8473. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Diversidade em Debate