A diversidade sexual e a escola na perspectiva dos saberes docentes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8473

Abstract

Este texto propõe pensar os saberes docentes e suas articulações na significação do tema diversidade sexual em narrativas de docentes, considerando como um lugar de se entender a construção da escola e a constituição dos sujeitos. A fonte para análise são memórias de trajetória de um grupo de docentes da rede pública estadual paulista, que por meio da análise de conteúdo revelou o quanto que estes saberes estão alocados na questão das aprendizagens ao longo da carreira e da experiência cotidiana, muito mais que a formação acadêmica possa sustentar. E, sobretudo, revelam uma escola pensada a partir de um saber plural, multidimensional, e que constrói diversidade sexual pela questão da ordem, da disciplina e do respeito.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hamilton Édio dos Santos Vieira, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação na UFSCar/São Carlos

Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre Docente em Sexologia e Educação Sexual, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara

Published

2019-02-07

How to Cite

VIEIRA, Hamilton Édio dos Santos; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. A diversidade sexual e a escola na perspectiva dos saberes docentes. Diversity and Education, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 99–108, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8473. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8473. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Diversidade em Debate