Processos de didatização: noções de família e desigualdades de gênero para estudantes do Ensino Médio

Auteurs-es

  • Alexandre Zarias Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
  • Elizabete Maria de Oliveira Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8259

Résumé

Este artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo 15 participantes de uma turma do segundo ano. A pesquisa, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e revisão teórica dos conceitos de gênero, família e didatização, durou um ano (2016-2017). Família e escola têm fundamental importância na formação de seus integrantes, sendo responsáveis também pela reprodução das desigualdades sociais, principalmente as de gênero, num campo de confrontação de valores. Conforme o processo de didatização, constatou-se que as concepções de gênero e família não estão circunscritas apenas aos valores atribuídos à família nuclear, isto é, pai-mãe-filhos. Registrou-se uma diversidade de representações das experiências de família e relações de gênero que auxiliou os participantes da pesquisa a relativizar suas próprias experiências sociais.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alexandre Zarias, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Antropologia Social, Especialista em Jornalismo Científico e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É pesquisador e professor da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), onde desenvolve estudos e ministra disciplinas acerca de gênero e desenvolvimento, ensino de sociologia, metodologia da pesquisa, metodologia de ensino e metodologia qualitativa. Tem experiência em pesquisas a respeito do sistema de justiça civil, direito de família e avaliação de políticas públicas. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGS-UFPE). É editor da Revista Coletiva (www.coletiva.org), uma publicação eletrônica para a difusão e popularização da ciência. Foi editor da Revista Estudos de Sociologia (UFPE) entre 2013 e 2015. Coordenou o Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS) da Fundaj, entre 2013 e 2016, e o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) de 2016 a 2017. Atuou como pesquisador colaborador do Institut Universitaire de Recherches Scientifiques (IURS) da Université Mohammed-V, Rabat, Marrocos, entre 2016 e 2017. Atualmente (2018-2019), realiza o pós-doutorado na Université de Strasbourg, França. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Elizabete Maria de Oliveira, Universidade de Pernambuco (UPE)

 Licencianda em Ciências Sociais. Universidade de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Références

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Publié-e

2019-02-07

Comment citer

Zarias, A., & Oliveira, E. M. de. (2019). Processos de didatização: noções de família e desigualdades de gênero para estudantes do Ensino Médio. Diversidade E Educação, 6(2), 217–231. https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8259

Numéro

Rubrique

Espaços Educativos