Processos de didatização: noções de família e desigualdades de gênero para estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8259Resumo
Este artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo 15 participantes de uma turma do segundo ano. A pesquisa, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e revisão teórica dos conceitos de gênero, família e didatização, durou um ano (2016-2017). Família e escola têm fundamental importância na formação de seus integrantes, sendo responsáveis também pela reprodução das desigualdades sociais, principalmente as de gênero, num campo de confrontação de valores. Conforme o processo de didatização, constatou-se que as concepções de gênero e família não estão circunscritas apenas aos valores atribuídos à família nuclear, isto é, pai-mãe-filhos. Registrou-se uma diversidade de representações das experiências de família e relações de gênero que auxiliou os participantes da pesquisa a relativizar suas próprias experiências sociais.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Os domínios do parentesco. Lisboa. Ed. 70. 1978. 178 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2014.
CASTILHO, Marta; MELO, Hildete Pereira. Trabalho Reprodutivo no Brasil: quem faz? R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 135-158, jan./abr. 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. 790 p.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 179 p.
MOURA, Denilda. Os desafios da língua: pesquisas em línguas falada e escrita. Maceió: EDUFAL, 2008. 578 p.
PRADO, Danda. O que é família. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1985. 92 p.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, jul./dez. 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.