APRENDENDO A SER HOMEM

PRÁTICAS HOMOSSOCIAIS DE MOTIVAÇÃO E INCENTIVO NA MUSCULAÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19665

Résumé

Este estudo etnográfico buscou analisar e entender como a homossocialidade masculina pode constituir formas de motivação e incentivo que ensinam a “ser homem” na prática da musculação. A partir de observações em duas academias do Rio de Janeiro, identificaram-se múltiplas lógicas de pertencimento, ajuda mútua e julgamento entre os frequentadores. Apreendeu-se como os marcadores sociais da diferença e os contextos socioculturais influenciam os modos de engajamento masculino na musculação. Concluiu-se que tais espaços operam como territórios pedagógicos, onde se aprendem e se negociam formas legítimas de “ser homem”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Alan Camargo Silva, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Doutor em Saúde Coletiva (IESC-UFRJ). Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC-CBCE)

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

SILVA, Alan Camargo. APRENDENDO A SER HOMEM: PRÁTICAS HOMOSSOCIAIS DE MOTIVAÇÃO E INCENTIVO NA MUSCULAÇÃO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1106–1126, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19665. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19665. Acesso em: 15 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Masculinidades nas Pr´áticas Corporais